Ruben Faria atrasa-se e Despres consolida liderança

Uma avaria na 11.ª etapa terá deixado Hélder Rodrigues irremediavelmente afastado do pódio. Paulo Gonçalves terminou em segundo e voltou a ser o melhor português

Foto
Despres voltou a assumir a liderança do Dakar Jacky Naegelen/Reuters

Paulo Gonçalves voltou esta quarta-feira a ser o melhor português no Dakar, nas motos, com o segundo lugar na 11.ª etapa, que ditou a vitória do norte-americano Kurt Caseli. Ruben Faria manteve a segunda posição da geral, mas perdeu mais de 11 minutos para Cyril Despres, líder da prova.

O piloto algarvio encerrou o dia na 10.ª posição, deixando mais sozinho na frente da classificação o seu "chefe de fila" na KTM. Apesar de tudo, Faria distanciou-se do terceiro classificado, que continua a ser o chileno Chaleco Lopez.

A figura nacional da etapa voltou a ser Paulo Gonçalves, que na véspera tinha ficado em terceiro lugar. Esta quarta-feira o piloto de Esposende voltou a estar em grande plano, superando mesmo Despres, que foi terceiro. Com esta performence, o português ficou à porta do top 10, na 11.ª posição.

Quem terá hipotecado todas as hipóteses de alcançar o pódio deste Dakar, foi Hélder Rodrigues, um dos principais candidatos à vitória no início deste rali. O lisboeta, que lidera a equipa oficial da Honda, vinha a ganhar posições na geral e ontem estava entre os primeiros, até uma avaria o ter obrigado a parar.

Acabou por chegar em 26.º lugar, a 48m29 de Caseli, descendo da sexta para a 9.ª posição da geral, a 1h16m24s de Despres.

Em relação à restante comitiva nacional nas duas rodas, Bianchi Prata terminou a etapa em 33.º, duas posições à frente de Mário Patrão.

Mau tempo trava carros

O mau tempo retirou o protagonismo aos carros na etapa desta quarta-feira. A chuva que se fez sentir provocou uma enchente em dois rios, impedindo a passagem de muitos participantes.

Entre os que não foram afectados, Robby Gordon foi o mais rápido, seguido de Ronan Chabot e Lucio Alvarez, enquanto o líder da geral, Stephane Peterhansel, foi sexto. Resultados que poderão ainda ser invalidados se os comissários da prova decidirem anular a etapa.

Classificação da 11.ª etapa (motas)

1.º Kurt Caseli (KTM), 2h55m01s

2.º Paulo Gonçalves (Husqvarna), a 4m45s

3.º Cyril Despres (KTM), a 6m24s

….

10.º Ruben Faria (KTM), a 18m03s

26.º Hélder Rodrigues (Honda), a 48m29s

33.º Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), a 57m29s

35.º Mário Patrão (Husqvarna), a 1h00m30s

Classificação geral:

1.º Cyril Despres (KTM), 33h48m29s

2.º Ruben Faria (KTM), a 13m16s

3.º Chaleco Lopez (KTM), a 18m08s

9.º Hélder Rodrigues (Honda), a 1h16m24s

11.º Paulo Gonçalves (Husqvarna), a1h28m18s

34.º Mário Patrão (Suzuki), a 5h24m51s

41.º Bianchi Prata (Husqvarna), a 9h11m04s
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar