A temporada encerrou como começou: com a Mercedes a reinar

Piloto da Mercedes ganhou GP de Abu Dhabi.

Foto
A festa antes das férias Marwan Naamani/AFP

Contas feitas ao Mundial de Fórmula 1 de 2015, tudo se resume a isto: Mercedes 16, Ferrari 3. Muita coisa mudou do ano passado para este, mas se há algo que sempre se manteve estável é o domínio absoluto e incontestado da escuderia alemã, que voltou a conquistar o título de construtores e os dois primeiros lugares para os seus pilotos. Neste domingo, em Abu Dhabi, no último Grande Prémio da temporada, voltou a ser à volta de Nico Rosberg e Lewis Hamilton que a corrida girou, com o alemão a sobressair.

O 16.º triunfo da Mercedes ao longo deste ano correspondeu ao terceiro consecutivo de Rosberg, que deu um pouco mais nas vistas depois de Hamilton ter assegurado o título. Na 19.ª e derradeira prova do calendário, o alemão, de 30 anos, completou as 55 voltas ao circuito de Yas Marina em 1h38m39,175s, fechando este ciclo desportivo com um conjunto de seis vitórias contra 10 do companheiro de equipa.

De resto, em 12 dos 19 Grandes Prémios disputados a Mercedes fez uma dobradinha. Aconteceu assim em Abu Dhabi, tal como tinha acontecido na Austrália, na China, em Espanha, no Canadá, na Áustria, na Grã-Bretanha, na Bélgica, no Japão, no EUA, no México e no Brasil. À custa desta hegemonia, a marca alemã atingiu um recorde de 703 pontos, superando por dois pontos a marca da época anterior.

Esta recta final da temporada deixou Nico Rosberg entusiasmado: “É sempre muito difícil correr contra Lewis, porque ele está a fazer um trabalho fantástico, mas estou satisfeito com as últimas semanas.Não preciso de férias, estou pronto a começar amanhã a época de 2016”, assegurou.

Kimi Raikkonen, satisfeito com o terceiro lugar alcançado no circuito de Yas Marina, faz um balanço positivo da época da Ferrari, apesar de ter sempre andado muito longe de discutir o título. “Se pensarmos no patamar em que estávamos no ano passado, houve um grande esforço de toda a equipa. Estamos satisfeitos com a prestação do carro ao longo da época e os resultados melhoraram”, resumiu o finlandês.

A mesma ideia é partilhada poelo colega Sebastian Vettel, que fechou o Mundial no terceiro lugar. “Não me consigo lembrar de outra equipa que tenha evoluído tanto ao longo de um ano. Há muitos sorrisos na nossa garagem e só espero que esses sorrisos aumentem na próxima época”, assinalou.

 

Foto
Sugerir correcção
Comentar