Nico Rosberg obtém pole em Abu Dhabi

Alemão foi o mais rápido na qualificação do Grande Prémio de F1 de Abu Dhabi e pressiona Hamilton na luta pelo título mundial.

Foto
Nico Rosberg somou a sua 11.ª pole position do ano Hamad I Mohammed/Reuters

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) vai partir este domingo da pole position para o Grande Prémio de Abu Dhabi, última prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014, depois de ter sido o mais rápido este sábado, na sessão de qualificação.

Rosberg estabeleceu a melhor volta ao circuito de Yas Marina em 1m40,480s (média de 198,989km/h), batendo por 386 milésimos o britânico Lewis Hamilton, líder do campeonato e colega de equipa na Mercedes, cujos pilotos foram os únicos a rodar abaixo de 1m41s.

O alemão, de 29 anos, segundo classificado no Mundial de pilotos, é o único que pode impedir Hamilton de se sagrar campeão do mundo pela segunda vez, mas para isso precisa de recuperar os 17 pontos de desvantagem que detém para o britânico na 19.ª e última corrida da época.

Campeão mundial em 2008, Hamilton dispõe de condições privilegiadas para reeditar o feito, necessitando de terminar no segundo lugar, independentemente do resultado obtido por Rosberg, e só não está numa posição ainda mais confortável porque a derradeira prova do ano atribui o dobro dos pontos das restantes corridas.

Atrás de Rosberg, que conquistou a 11.ª pole do ano – terceira consecutiva – e a 15.ª da carreira, e de Hamilton vão partir os dois carros da Williams, equipados com motor Mercedes, pilotados pelo finlandês Valtteri Bottas e o brasileiro Felipe Massa.

Como tem sido habitual no Campeonato do Mundo de 2014, o dia voltou a ser de festa para a escuderia alemã, que monopolizou a primeira linha da grelha de partida pela 12.ª vez, igualando o recorde estabelecido pela McLaren em 1980 e igualado pela Williams em 1990.

Com 18 pole position conquistadas este ano, em 19 provas, a Mercedes igualou o recorde fixado pela Red Bull em 2011, enquanto a Mercedes Benz tornou-se a primeira fornecedora de motores a arrancar da frente da grelha em todas as corridas pela primeira vez desde 1969, quando a Ford cometeu idêntico feito, pois a “pole” restante foi obtida pelo Williams-Mercedes de Massa.

Sugerir correcção
Comentar