Cristiano Ronaldo terá recorrido a empresa irlandesa para pagar menos impostos

A informação é do Football Leaks e envolve contratos com Nike, KFC e Toyota. O jogador garante que sempre cumpriu as suas obrigações fiscais.

Foto
O contrato entre Ronaldo e a empresa irlandesa terá sido firmado em 2012 AFP/PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Cristiano Ronaldo é acusado de ter utilizado durante vários anos uma empresa irlandesa, a Multisports & Image Management (MIM) Limited, para explorar os seus direitos de imagem. O jogador português do Real Madrid terá optado por uma empresa na Irlanda onde o imposto sobre sociedades é o mais baixo da União Europeia (12,5%), oferecendo assim condições fiscais mais atractivas.

A informação foi avançada esta quinta-feira pelo jornal espanhol El Confidencial, que cita informação divulgada pelo site Football Leaks. De acordo com a publicação, o contrato entre Ronaldo e a empresa irlandesa data de 2012. No acordo, o jogador autorizaria a empresa a “explorar e conceder direitos sobre a imagem, nome, palavras (escritas ou faladas), assinatura, informação biográfica, fotografias e vídeos (…) que identifiquem o futebolista Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro”.

Entre os contratos de Ronaldo estão campanhas publicitárias para a Nike, a Unilever, a Konami (responsável pelo jogo Pro Evolution Soccer), a Toyota e a cadeia alimentar Kentucky Fried Chicken (KFC). A empresa Multisports & Image Management (MIM) Limited já havia estabelecido ligações com com o antigo Banco Espírito Santo, revela o mesmo jornal.

A Autoridade Tributária espanhola diz agora ter dúvidas em relação a esta via de cobrança dos direitos, uma vez que é feita fora do país de residência, onde Ronaldo pagaria cerca de 43,5% do valor das receitas, e pode pedir responsabilidades ao número sete do Real Madrid.

O porta-voz do jogador defendeu que Ronaldo “está a par de todas as suas obrigações fiscais desde o início da sua carreira, como a autoridade tributária espanhola pode comprovar, bem como qualquer dos países onde tenha morado”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários