Ronaldo goleia Messi nas escolhas do jornal The Guardian

Português eleito o melhor de 2014 por 74% dos 73 especialistas seleccionados pelo jornal britânico. Messi fica em 2.º, numa lista dos 100 melhores que inclui três jogadores do FC Porto.

Foto
O português parte como favorito para a Bola de Ouro 2014 JAVIER SORIANO/AFP

É uma questão sempre em aberto no mundo do futebol, dos balneários das melhores equipas às redacções dos jornais, passando pelas conversas de café: Ronaldo ou Messi? A luta pelo trono é travada época a época, e este ano tudo aponta para a vitória do português por KO: numa eleição promovida pelo jornal britânico The Guardian e feita por 73 especialistas de 28 países, Cristiano Ronaldo foi coroado como o melhor jogador do mundo em 2014 por uma larga maioria.

Ao contrário do que é habitual, o Campeonato do Mundo de selecções não influenciou as escolhas de antigos futebolistas e jornalistas nem mesmo o facto de o argentino Lionel Messi ter sido distinguido pela FIFA como o melhor jogador do Mundial do Brasil desviou as atenções da folha de serviço de Ronaldo no campeonato espanhol e na Liga dos Campeões.

Entre Janeiro e Dezembro, o português marcou 61 golos em 60 jogos e fez 22 assistências para golo, contando as partidas ao serviço do Real Madrid e da selecção nacional. A estes números somam-se as vitórias na Liga dos Campeões, no Campeonato do Mundo de Clubes e na Taça do Rei de Espanha.

Os números de Lionel Messi também são impressionantes (58 golos em 66 jogos e 21 assistências para golo), mas o painel do jornal The Guardian não teve dúvidas este ano, depois de ter escolhido o argentino como o melhor do mundo em 2012 e 2013.

Dos 73 jurados, 74% votaram em Cristiano Ronaldo como o melhor entre Janeiro e Dezembro. Messi ficou-se pelos 12%, à frente dos alemães Manuel Neuer (8%) e Thomas Mueller (4%), do francês Paul Pogba e do holandês Arjen Robben (ambos com 1%).

Da lista dos 100 melhores jogadores de 2014 para o jornal britânico fazem parte também três jogadores que actuam no futebol português, todos no FC Porto: Yacine Brahimi (61.º), Jackson Martínez (73.º) e Héctor Herrera (92.º).

A vitória expressiva de Ronaldo é mais um indicador de que o português poderá conquistar a sua segunda Bola de Ouro (e terceiro prémio de melhor jogador do mundo) no próximo dia 12 de Janeiro, deixando para trás os outros dois finalistas Lionel Messi e Manuel Neuer.

A Bola de Ouro e o prémio de Melhor Jogador do Ano da FIFA foram unificados em 2010. Ao todo, Ronaldo venceu dois troféus (2008 e 2013) e Messi venceu quatro (2009, 2010, 2011 e 2012).

Nos últimos cinco anos, só por uma vez a lista dos três melhores do mundo não contou com a presença de Messi e Ronaldo — em 2010, o português ficou fora dos finalistas, ultrapassado pelos espanhóis Andrés Iniesta e Xavi. Em todas as outras épocas, desde 2008, Messi e Ronaldo repartiram entre si os dois primeiros lugares.

Sugerir correcção
Comentar