Ronaldo é o melhor da actualidade, diz Carlos Valderrama

Colombianos deixa elogios aos compatriotas que estão em Portugal.

Foto
Carlo Valderrama Reuters

O antigo médio colombiano Carlos Valderrama considerou, em declarações à agência Lusa, que Cristiano Ronaldo é o melhor futebolista da actualidade e que leva vantagem na luta pela Bola de Ouro.

“Agora é Ronaldo, porque marca golos em todos os jogos e já falta pouco para darem a Bola de Ouro. Faltam três meses para dar a Bola de Ouro e penso que Ronaldo leva vantagem, pela campanha que está a fazer, a marcar golos em todos os jogos”, disse Valderrama, que considera Maradona como o melhor de sempre.

O histórico camisola 10 da selecção colombiana nas décadas de 80 e 90 diz acompanhar o futebol português, realçando os “muito bons jogadores” Jackson Martínez, Juan Quintero, do FC Porto, Fredy Montero, do Sporting, e Felipe Pardo, do Sporting de Braga.

“Estamos muito contentes [por ter tantos colombianos], porque se abriu uma porta muito boa. Os rapazes adaptaram-se bem, jogam bem. Em Portugal estão muito contentes, como também estamos na Colômbia”, referiu.

Valderrama considerou que James Rodríguez é o seu herdeiro na selecção colombiana – “antes havia o problema de não termos nenhum 10 e agora temos dois” – e que já esperava que o antigo jogador do FC Porto pudesse atingir um nível elevado.

“Tem muito talento, mostrou-o na Argentina, aqui em Portugal e em França também. Agora tem de o retificar em Espanha. Falta-lhe ainda crescer um pouco mais, mas vai continuar a mostrar a sua qualidade”, referiu.

Assumindo que gostava de ter jogado em Portugal, onde está para uma acção de promoção do país sul-americano, Valderrama diz não lamentar nunca ter passado por um grande clube europeu, tendo apenas passado pelos franceses do Montpellier (1988 a 1990) e pelos espanhóis do Valladolid (1990 a 1992).

“O Montpellier interessou-se por mim, o Valladolid também. Vivi a experiência europeia nessas duas equipas. Fiquei orgulhoso de ter tido essa experiência. Não me arrependo”, referiu o colombiano, que considerou que não lhe calhou dar o salto para um clube maior.

Instado a comparar a sua geração nos “cafeteros” com a actual, Valderrama diz que “são diferentes e são eras diferentes”.

“A nossa geração foi a três Mundiais consecutivos, esta começou com este Mundial, espero que também consiga chegar aos três, porque também tem muito bons jogadores”, refere, admitindo que a Colômbia pode ser campeã, porque “tudo é possível” e “se a Espanha o foi tantos anos depois”, por que não podem ser os colombianos.

Valderrama relembrou o erro do guarda-redes Higuita no Mundial de 1990, frente aos Camarões, nos oitavos-de-final, que poderá ter custado uma presença nos quartos-de-final.

“São coisas que acontecem. Higuita foi um dos melhores jogadores no futebol mundial e estamos orgulhosos por ser colombiano”, referiu.

Sobre o seu famoso cabelo, Valderrama disse que “assim está bem”, pelo que não pensa em cortá-lo.

Valderrama fez quase toda a carreira na Colômbia, passando por França, Espanha e Estados Unidos, tendo actuado 111 vezes pela selecção colombiana e marcado 11 golos.

Sugerir correcção
Comentar