Roland Garros sem abrigo até 2020

O Grand Slam francês é o único dos grandes torneios de ténis sem um court coberto.

Foto
A chuva impediu que se realizassem jogos em Roland Garros MIGUEL MEDINA/AFP

Melbourne Park, onde se realiza o Open da Austrália, tem três courts com tecto amovível, Wimbledon tem um (e está a trabalhar em cobrir um segundo) e o Arthur Ashe Stadium vai estrear o seu no próximo Open dos EUA, em Agosto. Só falta Roland Garros, o único dos quatro torneios do Grand Slam que não tem um court coberto. Este tem sido um tema recorrente durante a quinzena, desde o primeiro dia (22 de Maio) quando a chuva interrompeu a jornada às 18h30 e só permitiu que recomeçassem após as 12 horas do dia seguinte. Nesta segunda-feira, a chuva assumiu mesmo o papel de protagonista, ao impedir que se jogasse durante todo o dia, o que não acontecia desde 2000 – a outra ocasião foi em 25 de Maio de 1930, dois anos após a inauguração do estádio.

A reconstrução do court Philippe Chatrier, de modo a poder suportar o peso da estrutura de um tecto amovível, faz parte do plano de modernização de Roland Garros, desvendado em 2009. Mas a contestação de uma minoria, residentes no Bois de Boulogne e ambientalistas, em defesa das estufas e jardins históricos no parque adjacente, Serres d'Auteuil, para onde o complexo pretende expandir-se, tem atrasado a aprovação do projecto, apesar de todo o apoio político, do presidente François Hollande ao presidente da Câmara de Paris.

“É um processo em curso que nos vai levar até 2020, altura em que, esperamos, tudo esteja pronto. E o tecto é a última peça desse puzzle”, disse Guy Forget, director do torneio. A área actual de Roland Garros, 8,6 hectares, é bem mais pequena do que os outros três Grand Slams, tornando a deslocação dos adeptos bastante difícil, em especial durante a primeira semana, em que há mais encontros interessantes nos courts secundários. E, quando chove, não há cobertura igualmente para os cerca de 30 mil espectadores diários. Os milhares que detinham bilhetes para a jornada desta segunda-feira, vão ser totalmente reembolsados.

Para esta terça-feira, Guy Forget está mais optimista: “Deverá estar melhor e estou certo que vamos poder disputar alguns encontros. Mudámos a programação, não estamos muito atrasados. Penso que dentro de dois dias, estaremos dentro do previsto.”

Sugerir correcção
Comentar