Roger Federer pára até à próxima época

João Sousa foi foi eliminado pelo francês Gael Monfils, em Toronto.

Foto

Com o ATP World Tour estacionado em Toronto, a maior notícia veio da Suíça: Roger Federer revelou que vai parar de competir e que só regressa em 2017, depois de recuperar totalmente do joelho direito, que foi submetido a uma cirurgia, em Fevereiro.

“Estou extremamente desapontado por anunciar que não vou poder representar a Suíça nos Jogos Olímpicos no Rio e que vou falhar o resto da época”, avisou o suíço, antes de explicar: “Tomei a difícil decisão de terminar a época de 2016 já que preciso de uma reabilitação extensa no seguimento da minha cirurgia ao joelho. Os médicos avisaram-me que, se quero continuar a competir no ATP World Tour sem lesões nos próximos anos, como é minha intenção, tenho que dar ao meu joelho e ao meu corpo, tempo necessário para recuperar totalmente.”

Federer já tinha abdicado de competir no Masters 1000 de Toronto, para se preparar melhor para os Jogos Olímpicos, tal como Andy Murray e Rafael Nadal, deixando total favoritismo a Novak Djokovic, que regressa à competição após a derrota na terceira ronda de Wimbledon.

Ontem, na estreia no torneio canadiano João Sousa (36.º) não conseguiu contrariar o favoritismo de Gael Monfils (14.º), que venceu, com um duplo 6-3, em 71 minutos. O número um português entrou mal no encontro, mas ainda conseguiu recuperar de 0-4 para 3-4, ao devolver os dois breaks de desvantagem. Mas Sousa falhou a igualdade ao ceder o serviço no oitavo jogo e, de seguida, Monfils fechou a partida.

A abrir o segundo set, Sousa teve de anular dois break-points, mas não evitou um sexto no quinto jogo. A 3-4, o vimaranense teve duas oportunidades de devolver o break, negadas por Monfils, confiante, depois de, no domingo, ter conquistado o mais importante título da carreira, o ATP 500 de Washington, após salvar dois match-points na final diante de Ivo Karlovic. Desanimado, Sousa acabou por entregar o encontro com quatro erros directos, o último dos quais, uma dupla-falta.

 

 

Sugerir correcção
Comentar