Rio Ave vai estar no Jamor, 30 anos depois da única vez

Vila-condenses bateram Sp. Braga por 2-0.

Fotogaleria
Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Miguel Riopa/AFP

A temporada 2013-14 vai ficar gravada a letras douradas na história do Rio Ave. O emblema vila-condense garantiu a presença na final da Taça de Portugal – a segunda que irá disputar nesta época, pois também estará na decisão da Taça da Liga. Com a ida ao Jamor, a equipa de Nuno Espírito Santo assegurou ainda a presença nas competições europeias em 2014-15: terá entrada directa na fase de grupos da Liga Europa.

Foi há 30 anos que o Rio Ave fez a única visita ao Jamor da sua história. Em 1983-84, a equipa então orientada por Félix Mourinho (pai de José Mourinho) perdeu 4-1 frente ao FC Porto. Agora os vila-condenses voltam ao palco histórico da Taça de Portugal. O adversário será o Benfica, que afastou os “dragões”.

Após ir a Braga empatar 0-0 na primeira mão da meia-final, o Rio Ave recebeu a equipa de Jorge Paixão naquele que foi o quinto jogo entre as duas equipas, na presente temporada. E obteve a terceira vitória, graças aos golos de Ukra e Rúben Ribeiro.

O Rio Ave foi sempre mais perigoso do que o Sporting de Braga. As estatísticas da Federação Portuguesa de Futebol mostram que os vila-condenses fizeram 12 remates, dos quais sete enquadrados com a baliza. Já o conjunto de Jorge Paixão rematou 13 vezes, mas apenas numa acertou na baliza. Foi a quarta derrota do técnico em nove jogos no comando do Sp. Braga, que soma ainda três empates e duas vitórias. A presença dos minhotos nas provas europeias em 2014-15 é cada vez mais difícil: resta o campeonato, onde o Sp. Braga está a sete pontos do último lugar que atribui esse privilégio.

Após uma primeira ameaça num remate frouxo (15’), Ukra inaugurou o marcador a meio da primeira parte. Na marcação de um livre directo, o ex-jogador do Sp. Braga fez o 1-0, num lance em que Eduardo estava mal posicionado. Pouco depois, Tarantini voltou a ameaçar a baliza do Sp. Braga, mas o remate saiu ao lado.

O Rio Ave voltou a entrar mais forte na segunda parte e ampliou a vantagem aos 69’, por Rúben Ribeiro. Na sequência de uma iniciativa individual, o futebolista português rematou de longe para o 2-0. A festa inundou as bancadas do Estádio dos Arcos enquanto jogadores e equipa técnica se envolviam num abraço. O Jamor espera pelo Rio Ave, 30 anos depois.

Sugerir correcção
Comentar