Rio Ave e Estoril não podem olhar para o currículo dos adversários

Os dois representantes portugueses na Liga Europa enfrentam adversários com troféus europeus no palmarés

Foto
Após superar duas pré-eliminatórias, o Rio Ave está na fase de grupos Adam Ihse/TT News Agency/Reuters

O Rio Ave escreve esta noite uma página de história ao fazer a estreia absoluta na fase de grupos da Liga Europa, à qual também está de regresso, um ano depois, o Estoril. Só pela participação nesta fase da segunda competição da UEFA os dois emblemas portugueses já garantiram um prémio de 1,3 milhões de euros, mas esse montante ainda pode crescer em função dos resultados obtidos. Só que a missão de Rio Ave e Estoril nesta primeira jornada não vai ser fácil. Os vila-condenses recebem o Dínamo Kiev, enquanto o emblema da Linha visita o PSV Eindhoven: dois adversários com currículos recheados e pedigree europeu.

Três semanas depois de ter assistido ao milagroso golo de Esmaël Gonçalves que derrotou o Elfsborg (na segunda mão do play-off) e qualificou o Rio Ave para a fase de grupos da Liga Europa, o Estádio dos Arcos volta a viver uma noite europeia (20h05, SP-TV1). Mas desta vez o estatuto do adversário é consideravelmente mais alto. O Dínamo Kiev sagrou-se campeão da Ucrânia 26 vezes, a última das quais em 2009, tendo também erguido a Taça em 19 ocasiões. Mas não só: no currículo europeu constam a conquista da Taça dos Vencedores das Taças em 1975 e 1986 e também uma Supertaça europeia (1975).

Nada que assuste o treinador do Rio Ave, Pedro Martins. “Sabemos o que nos espera, mas queremos impor o nosso jogo. Sinto que teremos uma grande noite europeia, como já tivemos há algum tempo atrás”, vincou o técnico, relativizando a importância do encontro: “É importante começar bem, mas este não é um jogo com carácter decisivo. Esta equipa do [Dínamo de] Kiev é, no plano teórico, a mais forte do grupo, mas sabemos o que temos de fazer para podermos vencer”.

Os ucranianos visitam Vila do Conde de luto pela morte do antigo internacional Andriy Gusin, que esteve nos quartos-de-final do Mundial 2006 e foi sete vezes campeão pelo Dínamo Kiev. Gusin morreu ontem aos 41 anos, na sequência de um acidente de mota.

Ainda sem sofrer golos em casa, em todas as provas, na presente temporada (um empate e três vitórias), o Rio Ave enfrenta um adversário que não costuma ser feliz nas visitas a Portugal: um triunfo, um empate e cinco derrotas. “Não somos favoritos neste jogo, nem no grupo, mas temos uma palavra a dizer. Quero que o grupo de trabalho esteja confiante, que não tenha medo de se expor e que sinta prazer por participar nesta competição”, sublinhou Pedro Martins, que convocou os avançados Hassan e Del Valle.

Na Holanda, o Estoril inicia a segunda participação consecutiva na fase de grupos da Liga Europa com o objectivo de tentar algo que não conseguiu na época passada: obter uma vitória. A equipa orientada por José Couceiro visita o PSV Eindhoven (18h, SIC) no preciso dia em que o emblema holandês celebra os 40 anos do triunfo mais dilatado da sua história nas competições europeias: 10-0 ao Ards FC, da Irlanda do Norte.

Tal como acontece entre Rio Ave e Dínamo Kiev, o currículo do Estoril e PSV Eindhoven não tem comparação: os holandeses foram 21 vezes campeões e venceram nove edições da Taça, mas o maior feito é a conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1988, a que se junta uma Taça UEFA (1978). Mas a equipa de Phillip Cocu tem uma baixa importante para a partida, já que Memphis Depay sofreu uma lesão. O avançado, que já marcou cinco golos em outras tantas partidas do campeonato, lesionou-se na derrota sofrida no fim-de-semana frente ao Zwolle, que colocou um ponto final numa série de oito vitórias consecutivas em todas as provas. O ex-Sporting Schaars também está lesionado.

O Sevilha, detentor do título da Liga Europa após ter batido o Benfica nas grandes penalidades (4-2) em Maio, na final de Turim, protagoniza um dos encontros de maior cartaz da jornada inaugural da competição, ao receber o Feyenoord. E o Inter de Milão, três vezes campeão europeu, vai à Ucrânia defrontar o Dnipro. Num duelo entre outras duas equipas com história nas competições europeias, Partizan e Tottenham enfrentam-se em Belgrado. Besiktas, Lille, Everton, Nápoles e Fiorentina também estarão em acção.

Sugerir correcção
Comentar