Dínamo de Kiev no caminho do Rio Ave, PSV Eindhoven no do Estoril

Vila-condenses também medirão forças com o Steaua Bucareste e o Aalborg. "Canarinhos" também defrontam Panathinaikos e Dínamo de Moscovo.

Foto
O Rio Ave estreia-se na fase de grupos da Liga Europa, depois de um apuramento histórico, frente ao Elfsborg, da Suécia

Várias viagens longas (uma delas à agitada Ucrânia), um leque de adversários com historial nas lides europeias, uma equipa de má memória para o futebol português e, no caso do Rio Ave, dois opositores que resvalaram do play-off de acesso à Champions — é este o balanço do sorteio desta sexta-feira, a contar para a Liga Europa. Os vila-condenses estarão no grupo J, com Dínamo Kiev (Ucrânia), Steaua Bucareste (Roménia) e Aalborg (Dinamarca). Quanto ao Estoril, calhou no grupo E e defrontará o PSV Eindhoven (Holanda), o Panathinaikos (Grécia) e o Dínamo Moscovo (Rússia).

Cabeça-de-série do grupo J, o Dínamo Kiev, onde actua o português Miguel Veloso, entrou directamente na fase de grupos da Liga Europa, depois do quarto lugar obtido na época passada, e tem um currículo que impõe respeito — os ucranianos conquistaram duas Taças das Taças (em 1975 e 1986) e uma Supertaça europeia (em 1975) e ficaram bem gravados na memória “azul e branca” quando foram afastados pelo FC Porto nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus, em 1987.

Já o Steaua Bucareste foi campeão europeu em 1985-86, tendo conquistado a Supertaça do Velho Continente no mesmo ano. Campeão romeno na época 2013-14, o conjunto de Bucareste esteve a um passo de garantir o passaporte para a Champions, mas não passou do play-off – caiu numas insólitas grandes penalidades, frente ao Ludogorets, da Bulgária.

O Rio Ave medirá ainda forças com o Aalborg, da Dinamarca, outra formação que foi campeã no seu país e que caiu no play-off da Liga milionária — neste caso, frente ao APOEL, de Chipre, muito por culpa de uma derrota caseira com contornos bem gordos (1-5). No campeonato dinamarquês, a equipa está, neste momento, na sétima posição, com cinco jornadas decorridas.

O carrasco do Benfica

E se aos vila-condenses caberá defrontar um adversário de boa memória para o FC Porto, ao Estoril competirá medir forças com uma equipa que os “encarnados” recordam pelas piores razões. É que o PSV Eindhoven, cabeça-de-série do grupo E, já roubou ao Benfica uma Taça dos Campeões Europeus, em 1987-88, nas grandes penalidades. Além desta, os holandeses têm na sua sala de troféus uma Taça UEFA, conquistada em 1977-78. Actual líder da Eredivisie (com apenas 3 jornadas), a equipa de Philip Cocu, que conta com nomes como Wijnaldum ou Memphis Depay, terminou a derradeira temporada no quarto lugar, pelo que teve de passar pela 3.ª pré-eliminatória e pelo play-off de acesso à Liga Europa, onde deixou pelo caminho, respectivamente, o SKN St. Polten, da Áustria, e o Shaktyor, da Bielorrússia.

Quanto ao Panathinaikos, quarto classificado na última época, viu o Standard de Liège, da Bélgica, roubar-lhe o acesso à Champions, na 3.ª pré-eliminatória. O médio português Zeca, que já passou pelo V. Setúbal, é uma das figuras da equipa.

Relativamente ao Dínamo Moscovo, que nesta época contratou o internacional francês Mathieu Valbuena, só chegou à fase de grupos da Liga Europa no tempo extra do play-off, quando Christophe Samba fez o 2-1 para os russos, aos 90+3’. A boa notícia é que José Couceiro, actual técnico do Estoril, até conhece bem o futebol do país, ou não tivesse treinado o Lokomotiv em 2011-12.

Os encontros da fase de grupos realizam-se a 18 de Setembro (1.ª jornada), 2 de Outubro (2.ª), 23 de Outubro (3.ª), 6 de Novembro (4.ª), 27 de Novembro (5.ª) e 11 de Dezembro (6.ª).     


Grupo A 
Villarreal
Borussia Monchengladbach
Zurique
Apollon Limassol  

Grupo B 
Copenhaga
Brugge
Torino
HJK Helsínquia

Grupo C 
Tottenham
Besiktas
Partizan Belgrado
Asteras Tripoli

Grupo D 
Salzburgo
Celtic
Dínamo Zagreb 
Astra Giurgiu

Grupo E 
PSV 
Panathinaikos
E
STORIL
Dínamo Moscovo

Grupo F 
Inter
Dnipro
Saint-Etiènne 
Qarabag    

Grupo G 
Sevilha
Standard Liège
Feyenoord
Rijeka

Grupo H 
Lille 
Wolfsburgo
E
verton
Krasnodar 

Grupo I 
Nápoles 
Sparta Praga
Young Boys
Slovan Bratislava

Grupo J 
Dínamo Kiev
Steaua Bucareste
RIO AVE
A
alborg  

Grupo K 
Fiorentina
PAOK 
Guingamp
Dínamo Minsk  

Grupo L
Mettalist Karkiv
Trabzonspor
Legia Varsóvia
Lokeren

Sugerir correcção
Comentar