Rio 2016: Brasileiros mostram-se cépticos com os Jogos Olímpicos

A competição arranca na próxima semana, na cidade do Rio de Janeiro.

Foto
Os brasileiros não estão entusiasmados com os Jogos Olímpicos YASUYOSHI CHIBA/AFP

Os brasileiros estão mais preocupados com o sucesso dos Jogos Olímpicos (JO) no Rio de Janeiro do que estavam com o Mundial de futebol de 2014. A população acredita ainda que o evento trará para o país mais prejuízos do que benefícios.

De acordo com uma sondagem elaborada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) para o jornal Estadão, 60% dos inquiridos acreditam que os primeiros Jogos a realizarem-se na América Latina não trarão benefícios para o Rio de Janeiro. Apenas 32% revelaram-se optimistas com a organização da competição.

Aquando do início do Campeonato do Mundo, 43% estavam seguros da organização do Mundial, contra 40% que se mostraram cépticos. Cerca de 51% dos brasileiros afirmaram que o mais importante era que o anfitrião se sagrasse campeão, e apenas 24% colocavam a organização do evento como prioridade.

A pouco mais de uma semana do começo da prova, os lados invertem-se: 59% esperam que os Jogos sejam um sucesso, enquanto 31% acreditam que o Brasil conquistar medalhas é mais importante.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, não se mostrou preocupado com a sondagem.

"As pessoas compreendem a grandeza das Olimpíadas. A cidade e a sua população beneficiam da herança dos JO, o que representa um enorme sucesso para o Rio, uma grande vitória", assumiu em declarações ao Estadão.

O Brasil foi eleito organizador dos JO em 2009, quando a economia se encontrava em crescimento, sobre a chefia de Luiz Inácio Lula da Silva, dono de uma grande popularidade entre o público.

Actualmente, o país encontra-se em recessão económica e atravessa uma grave crise política. A Presidente Dilma Rousseff encontra-se suspensa e aguarda julgamento para uma possível destituição entre 25 e 27 de Agosto, após o término da competição.

À AFP, fontes oficiais confirmaram que Lula da Silva e Dilma Rousseff não estarão presentes na cerimónia de abertura dos JO, que se realiza a 5 de Agosto no Estádio Maracanã.

Sugerir correcção
Comentar