Crónica de jogo

O sonho da Académica na Liga Europa terminou com um empate em casa

Com uma jornada por disputar na Liga Europa, a equipa de Coimbra empatou em casa (1-1) com o Viktoria Plzen e está afastada da próxima fase.

Edinho fez o golo da Académica Miguel Riopa/AFP

Para poder alimentar o sonho de chegar aos 16 avos-de-final da Liga Europa, a Académica estava obrigada a vencer o Viktoria Plzen e esperar por um triunfo do Atlético de Madrid sobre o Hapoel Telavive. Mas o jogo em Coimbra ficou-se por um empate (1-1) e, com uma jornada por disputar no Grupo B, a “Briosa” está afastada da próxima fase.

A Académica que entrou ontem em campo frente ao Viktoria Plzen foi diferente da equipa que foi à República Checa, na primeira jornada da fase de grupos. Na altura, a equipa de Pedro Emanuel esteve em vantagem, mas acusou o peso da inexperiência e acabaria derrotada ao sofrer três golos no segundo tempo. Quatro jogos (incluindo uma vitória, em casa, sobre o Atlético de Madrid) depois, a Académica esteve melhor. Mas não chegou para contrariar o líder do campeonato checo.

Até foi a equipa da casa a ter a primeira oportunidade flagrante de golo, logo aos nove minutos, quando o guarda-redes visitante facilitou e perdeu a bola para Marinho. Cleyton atirou à baliza, mas o guardião checo redimiu-se e evitou o golo.

A partir daí, o Viktoria Plzen melhorou na partida e deu trabalho a Ricardo. O guarda-redes da Académica esteve em bom nível ao opor-se a Hora, que surgiu isolado (42’). E dois minutos depois brilhou ao desviar o remate de Darida.

A equipa visitante também entrou melhor no segundo tempo, e chegou à vantagem aos 57’. João Dias derrubou Stipek e, no penálti correspondente, o ex-Sporting Horvath fez o 1-0. A Académica lutou por dar a volta aos acontecimentos, mas até foi o Viktoria que esteve mais perto de voltar a marcar. Ricardo voltou a destacar-se ao defender os remates de Darida (65’) e Cisovsky (80’).

Quando a partida se encaminhava para o final, Cisovsky derrubou Salim Cissé na área e o árbitro assinalou grande penalidade. Edinho bateu Kozacik e fez o 1-1.

Mas já não houve tempo para prolongar a aventura europeia da Académica. A equipa de Pedro Emanuel despede-se da Liga Europa na partida em Telavive, frente ao Hapoel.

Ficha de jogo
Académica, 1
Viktoria Plzen, 1

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra
Assistência 3717 espectadores

Académica Ricardo, João Dias, João Real, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira, Keita, Ogu (Salim Cissé, 70’), Cleyton, Marinho, Wilson Eduardo (Afonso, 81’) e Edinho. Treinador Pedro Emanuel

Viktoria Plzen Kozacik, Reznik, Prochazka, Cisovsky, Limbersky, Horvath, Darida, Duris (Malakyan, 84’), Stipek (Zeman, 73’), Hora (Sevinsky, 89’) e Bakos. Treinador Pavel Vrba

Árbitro Marcin Borski (Polónia). Amarelos Stipek (48’), Darida (54’), João Dias (57’), Hora (63’), Ricardo (66’), Wilson Eduardo (77’), Marinho (79’), Flávio Ferreira (90’).

Golos 1-0, por Horvath, aos 57’ (g.p.); 1-1, por Edinho, aos 88’ (g.p.).

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues