Cristiano Ronaldo chegou ao pódio dos maiores goleadores da Liga espanhola

Real Madrid não deslumbrou frente ao Eibar, mas o português marcou de penálti e igualou Hugo Sánchez como terceiro goleador histórico do campeonato, com 234 golos. Nuno Espírito Santo deixou o Valência

Foto
Cristiano Ronaldo tentou de várias formas, mas marcou mesmo de penálti Joseba Etxaburu/Reuters

Não foi uma exibição deslumbrante, longe disso, mas bastou para o Real Madrid regressar às vitórias na Liga espanhola e evitar atrasar-se mais na perseguição ao líder Barcelona. Uma semana depois de perder no “clássico” contra o grande rival, a equipa de Rafa Benítez venceu no terreno do Eibar por 0-2 e segue no terceiro lugar, a seis pontos dos catalães.

O primeiro golo dos merengues só chegou perto do intervalo, quando Gareth Bale desviou de cabeça o cruzamento de Luka Modric para colocar o Real Madrid em vantagem. Cristiano Ronaldo estabeleceu o resultado final aos 82’, na conversão de uma grande penalidade. Foi o 234.º golo do madeirense na Liga espanhola, o que coloca o internacional português a par de Hugo Sánchez no terceiro lugar da tabela histórica dos maiores goleadores da competição.

“[Gostei] do espírito de sacrifício e das fases em que jogámos bem. Os jogadores entenderam que os adeptos querem trabalho, intensidade e esforço. O importante, para além da qualidade, é que os jogadores se entreguem como fizeram hoje [ontem]. Todos ajudaram e estou encantado com esta equipa”, disse Benítez.

Mas Cristiano Ronaldo não foi o único goleador a brilhar. Em Vallecas, perto de Madrid, o homem do jogo foi Aduriz. O avançado assinou um hat-trick no triunfo do Athletic Bilbau sobre o Rayo (0-3).

Nuno Espírito Santo deixou o comando técnico do Valência após mais um jogo para esquecer: perdeu no terreno do Sevilha (1-0), nem sequer fez um remate à baliza e terminou reduzido a nove jogadores, devido às expulsões de João Cancelo (35’) e Javi Fuego (78’). Foi a quarta derrota do emblema che no campeonato.

O Chelsea, adversário do FC Porto na derradeira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, não foi além de um empate sem golos no derby diante do Tottenham. A equipa de José Mourinho passou a somar 15 pontos e segue no 14.º lugar da classificação da Premier League. Sem golos, a partida foi marcada por um episódio no banco de suplentes dos blues: o avançado internacional espanhol Diego Costa, suplente não utilizado, arremessou um colete na direcção do treinador português, que optou por desvalorizar o episódio. “Acho que o Diego é um privilegiado, porque foi o último jogador a ir para o banco. Toda a gente já passou por lá: Terry, Ivanovic, Cahill, Matic, Fàbregas, Pedro, Hazard e Oscar. Se ele quisesse magoar-me não seria com um colete”, ironizou Mourinho.

Já o Arsenal deixou fugir a oportunidade de igualar Manchester City e Leicester City no topo da classificação ao ceder um empate na visita ao Norwich City (1-1). A partida foi um pesadelo para Arsène Wenger, que viu a lista de lesionados engrossar com Koscielny e Alexis Sánchez.

Na Bundesliga, o Borussia Dortmund goleou o Estugarda (4-1) e segue a oito pontos do líder Bayern Munique. O Wolfsburgo, terceiro classificado, empatou e ficou a 15 pontos dos bávaros.

O Caen é o novo segundo classificado da Liga francesa após golear o Bordéus (1-4). A equipa do norte de França tem menos 13 pontos do que o líder PSG. O Mónaco empatou (3-3) com o Marselha.

Depois de ser goleada em Camp Nou na Liga dos Campeões (6-1), a Roma perdeu em casa frente à Atalanta (0-2) e desperdiçou uma oportunidade para igualar, ainda que provisoriamente, o Inter de Milão na liderança da Serie A. Os nerazzurri visitam na segunda-feira o Nápoles (20h, BTV2), segundo classificado, sobre o qual têm dois pontos de vantagem. Antes, a Fiorentina de Paulo Sousa defronta o Sassuolo (18h, BTV2) e, em caso de vitória, pode isolar-se temporariamente.

O Olympiacos segue a trajectória vitoriosa – são já 11 triunfos em outras tantas jornadas do campeonato, o que constitui o melhor arranque de sempre na Liga grega. A equipa de Marco Silva ganhou ao Asteras Tripolis por 3-1 e tem dez pontos de vantagem sobre o AEK (e menos um jogo, já que o Panathinaikos-Olympiacos não se realizou devido a confrontos entre adeptos).

Na Turquia, o Besiktas (adversário contra o qual o Sporting vai jogar a continuidade na Liga Europa) perdeu em casa perante o Akhisar Belediyespor (0-2). Quaresma jogou os 90’ mas não evitou a derrota do Besiktas, que pode perder a liderança da Liga para o Fenerbahçe.

Sugerir correcção
Comentar