Real Madrid é o único clube com mais de 500 milhões em receitas

Deloitte revelou lista dos clubes com mais receitas. Benfica é o 22.º.

Foto
Infografia PÚBLICO

Pelo quinto ano consecutivo, os nomes que figuram nos seis primeiros lugares são os mesmos e os dois principais clubes espanhóis estão, mais uma vez, na dianteira. O último relatório Football Money League, publicado pela consultora Deloitte, não trouxe grandes alterações na lista das 20 equipas de futebol que mais receitas geraram na época 2011-12, mas há uma novidade: o Real Madrid tornou-se o primeiro clube, de qualquer desporto, a registar receitas numa temporada superiores a 500 milhões de euros.

Os merengues lideram a tabela pela oitava temporada consecutiva, igualando o recorde do Manchester United entre as épocas de 1996-97 a 2003-04, e, de acordo com a 16.ª edição da Football Money League, da consultora Deloitte, o Real Madrid atingiu um "marco impressionante".

O campeão espanhol tornou-se o primeiro clube mundial, de todos os desportos, a ultrapassar os 500 milhões de euros de receitas em apenas um ano, tendo conseguido, em relação à época transacta, um crescimento na receita de 33,1 milhões de euros (6,9%), somando um valor total de 512,6 milhões.

Logo atrás do Real, pela quarta época consecutiva, surge o Barcelona, com um aumento nos proveitos de 7,2%, seguindo-se o Manchester United. Segundo Austin Houlihan, um dos directores do Sports Business Group da Deloitte, os vice-campeões ingleses continuam "a alavancar o sucesso com a sua marca global". "O novo recorde mundial de um patrocínio de sete anos nas camisolas do Manchester United irá duplicar as receitas que o clube recebe deste novo negócio na época de 2014-15. Este valor, agregado com os novos direitos de transmissão da Premier League em 2013-14, que permitirá receitas adicionais entre os 20 e 30 milhões de libras (24 e 36 milhões de euros) por clube, vai ajudar o United a ultrapassar as duas equipas espanholas", analisa Houlihan.

Destaque também para a subida do Manchester City (7.º lugar). Os blues, juntamente com o Borússia de Dortmund (11.º) e o Nápoles (15.º), conseguiram a maior subida, avançando cinco lugares e reivindicando, pela primeira vez, uma posição do top 10. Os campeões ingleses e a Juventus substituem o Inter de Milão e o Schalke 04 nos 10 primeiros.

Não há clubes portugueses no top 20, mas o Benfica surge logo a seguir, no 22.º lugar, com receitas de 111,1 milhões de euros.
 
 

Sugerir correcção
Comentar