Rali de Portugal: abandono de Sordo abre caminho para “tri” de Ogier

Com a luta na frente praticamente decidida a favor da Volkswagen, os restantes pilotos lutam pelo melhor lugar possível.

O piloto francês Sebastien Ogier está próximo da terceira vitória no Rali de Portugal FRANCISCO LEONG/AFP

O francês Sébastien Ogier (Volkswagen) ficou este sábado com o caminho aberto para conquistar a sua terceira vitória no Rali de Portugal, depois de beneficiar do abandono do espanhol Dani Sordo na primeira especial do dia.

Depois de ter sido o único piloto a mostrar na primeira etapa, disputada na sexta-feira, que poderia discutir a vitória com Ogier, Sordo iniciou esta segunda etapa ao ataque e até esteve virtualmente na frente nos primeiros quilómetros, mas uma saída de estrada, provavelmente provocada por um toque numa pedra, atirou-o para fora do rali, hipotecando as hipóteses de vitória.

Com Sordo de fora e com o seu companheiro de equipa na Volkswagen, o finlandês Jari-Matti Latvala, no segundo lugar, Ogier, que tem efectuado uma prova fisicamente limitado - recupera de uma gripe -, dificilmente falhará o triunfo em Portugal e tem tudo para, à quarta prova do mundial, reforçar ainda mais a sua liderança no campeonato.

A Citroen, sem Sordo, terá agora de apostar tudo no finlandês Mikko Hirvonen para tentar contrariar o domínio da Volkswagen, mas o andamento do nórdico está, para já, muito longe de poder vir a incomodar os pilotos da marca alemã.

Com a luta na frente praticamente decidida a favor da Volkswagen, os restantes pilotos lutam pelo melhor lugar possível, perspectivando-se uma competição interessante entre o russo Evgeni Novikov (Ford), o piloto do Qatar Nasser Al-Attiyah (Ford), o checo Martin Prokop (Ford), o polaco Michal Kosciuzsko (Mini) e o norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen) pelos lugares situados entre os quarto e oitavo postos.

Na luta pelo melhor português, Ricardo Moura (Mitsubishi), que tinha perdido a liderança na primeira especial do dia devido a um furo, recuperou a posição, deixando Pedro Meireles (Skoda) na segunda posição, com mais 1,8 segundos do que o bicampeão nacional.

A segunda etapa tem ainda mais três troços cronometrados para serem disputados durante a tarde, uma repetição das classificativas da manhã.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues