Rafael Reis começa a Volta a Portugal vestido de amarelo

A mais importante prova do ciclismo português abriu com um prólogo curto, em Oliveira de Azeméis.

Foto
A Volta a Portugal arrancou nesta quarta-feira, com um prólogo Nelson Garrido

Rafael Reis (W52- FC Porto) foi o mais rápido no contra-relógio do prólogo da Volta a Portugal. O ciclista português, especialista em contra-relógio, demorou 4m42s a percorrer os 3,6 quilómetros do contra-relógio individual, dentro da cidade de Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro. Joni Brandão (Efapel) e José Gonçalves (Caja-Rural) completam o pódio do prólogo que serve de "aperitivo" para os 12 dias da 78.ª Volta a Portugal.

Entre os restantes favoritos à vitória final, Gustavo Veloso (W52-FC Porto), campeão em título, parte para a primeira etapa a dez segundos do líder, depois de um problema mecânico que o fez trocar de bicicleta. Já Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) está no nono lugar, a seis segundos do camisola amarela. Alejandro Marque (LA-Antarte) gastou mais 16 segundos do que Rafael Reis e é 43.º.

O vencedor do prólogo mostrou-se satisfeito com o seu desempenho. "É um esforço muito curto e muito intenso, mas geri bem", explicou Rafael Reis, que falou ainda do azar de Gustavo Veloso, o seu chefe-de-fila: "Esperava que eu e o Veloso acabássemos nos dois primeiros lugares, mas a vitória no prólogo foi o objectivo que a equipa me propôs e claro que estou satisfeito".

Já Gustavo Veloso, bicampeão da Volta a Portugal, explicou o momento de azar neste prólogo: "Tive um furo na roda de trás e tive de mudar para uma bicicleta normal, deixando a "cabra" [bicicleta optimizada para contra-relógio], mas consegui o melhor tempo possível". Apesar do azar, o ciclista da W52-FC Porto mostrou-se optimista. "Fiquei com a sensação de que ganharia se não tivesse tido este azar, mas é assim o ciclismo, tento ficar com as boas sensações que tive", terminou Veloso.

Jóni Brandão, um dos favoritos à vitória final, mas que não é especialista em contra-relógio, mostrou-se surpreendido com o seu bom registo. "Hoje era um dia em que não podia deitar tudo a perder. Não estava à espera deste segundo lugar, mas este final favorecia-me e poderia ganhar alguns segundos, que são sempre importantes", lembrou o português de 26 anos.

Com a vitória no prólogo, Rafael Reis será o primeiro a vestir a camisola amarela da Volta, amanhã, nos 167,4 quilómetros que ligarão Ovar a Braga, naquela que será a primeira etapa "a sério" desta Volta a Portugal em bicicleta.

Sugerir correcção
Comentar