Quinze anos depois, Lucic ainda surpreende

João Sousa não conseguiu estar a 100% na segunda ronda do Open dos EUA e acabou por ser eliminado pelo belga David Goffin.

Foto
Foto: Kena Betancu/AFP

Mirjana Lucic-Baroni está pela primeira vez nos oitavos-de-final de um torneio do Grand Slam desde que foi semifinalista em Wimbledon… em 1999. Foi nesse torneio que a croata, então com 17 anos, derrotou Monica Seles, na altura quarta jogadora no ranking mundial. Quinze anos depois, Lucic-Baroni (pelo casamento) furou através do qualifying para voltar a vencer uma adversária do top 5, Simona Halep (2.ª).

“Sabia que tinha de ser realmente agressiva, que é como costumo jogar. Sabia o que tinha de fazer e mantive o meu foco. Valeu a pena cada momento doloroso. Estou muito orgulhosa de mim própria, parece que ganhei um Grand Slam”, disse Lucic-Baroni, após assinar dois ases e eliminar Halep, por 7-6 (8/6), 6-2.

A antiga campeã júnior do Open (em 1996, com 14 anos) esteve sete anos fora do circuito devido a problemas com o pai prepotente (e treinador na altura), de quem se separou definitivamente. Agora, com 32 anos e 119.ª no ranking mundial — foi 43.ª em 1998 —, vai discutir um lugar nos quartos-de-final com Sara Errani (14.ª).

A italiana afastou outra veterana, Venus Williams (20.ª), de 34 anos, num encontro com parciais estranhos: 6-0, 0-6 e 6-6 (7/5). Mas aquele dedo nos lábios a mandar calar os adeptos que apoiaram Venus poderá jogar contra Errani.
Entre as mais novas, Belinda Bencic, de 17 anos, é a mais jovem a atingir os oitavos-de-final de um torneio do Grand Slam desde 2007. Sob o olhar de Martina Hingis, de quem recebe conselhos, a suíça salvou quatro set-points diante de Angelique Kerber (7.ª) antes de vencer, por 6-1, 7-5. Segue-se a veterana Jelena Jankovic (10.ª), que ainda não cedeu qualquer set nas três rondas realizadas.

Afastada ficou a norte-americana de 15 anos Catherine Bellis. Diante da cazaque Zarina Diyas (48.ª), cinco anos mais experiente, “Cici” não desiludiu e recuperou no segundo set, mas faltou-lhe calma na partida decisiva: 6-3, 0-6 e 6-2.
A jornada de quinta-feira assistiu à eliminação de outras duas cabeças de série: Sam Stosur (21.ª) e Madison Keys (27.ª). A australiana, campeã do Open em 2011, dispôs de dois match-points no tie-break diante de Kaia Kanepi (50.ª), mas cedeu no último momento: 3-6, 6-3 e 7-6 (10/8).

Decepcionante foi a exibição de João Sousa (38.º) na segunda ronda. Depois de uma eliminatória inicial de três horas e meia e um encontro de pares na véspera, o vimaranense não teve energias para contrariar o belga David Goffin (56.º), que está a atravessar uma fase fantástica: 27 vitórias nos últimos 28 encontros, a que correspondem quatro títulos challengers consecutivos, a presença nos quartos-de-final em Winston-Salem e, agora, a presença na terceira ronda do Open.

Sousa só conseguiu ganhar três dos 12 jogos em que serviu e esteve muito vulnerável no segundo serviço (oito pontos ganhos em 38), acabando por ceder ao fim de 1h44m: 6-4, 6-2 e 6-0.

Sugerir correcção
Comentar