Quenianos dominadores na Maratona de Paris

Os atletas africanos triunfaram em homens e mulheres.

Foto
Kotut triunfou em Paris BENOIT TESSIER/Reuters

A 40.ª edição da Maratona de Paris abriu ontem um mês de grandes eventos na clássica distância dos 42.195m, como habitualmente, e em que o grande foco das atenções se fixa em Londres, quando aí se correr no próximo dia 24 de Abril. A corrida deste domingo foi um bom prólogo para todas as que aí vêm, sem ser excepcional. Mesmo com condições de tempo perfeitas, com sol, temperatura fresca e sem vento, os recordes do percurso não foram aproximados e o Quénia fez uma dobradinha, obtendo nos homens os três primeiros lugares, o que só havia acontecido em 2001 neste evento.

Os vencedores individuais têm que se lhes diga. Cyprian Kotut, nos homens, é irmão de Martin Lel, três vezes vencedor da maratona de Londres, e também triunfador na Meia Maratona de Lisboa; Visiline Jepkesho, por seu lado, foi a vencedora da renovada maratona de Lisboa, entre Cascais e o Parque das Nações, há dois anos, depois de nessa mesma temporada já ter triunfado na Maratona de Milão.

Um ritmo demasiado forte nos primeiros 5km da prova masculina, com passagem em menos de 14m40s, fez acreditar que o recorde do percurso, obtido em 2014 por Kenenisa Bekele, com 2h05m04s, poderia estar em causa, mas esse andamento baixou para parâmetros mais razoáveis logo depois. Mesmo para além dos 35km ainda estavam uma dezena de atletas na frente mas aos 38km, num contra-ataque, Kotut fugiu de maneira decidida para ganhar com um recorde pessoal (antes tinha 2h08m55s, desde o ano passado) de 2h07m11s, com os seus colegas Laban Korir (2h07m29s) e Stephen Chemlany (2h07m37s) a completarem o pódio.

Já Jepkesho, de 28 anos de idade, isolou-se bastante mais cedo e fez 10km na frente sozinha, sem fraquejar, para finalizar com 2h25m53s (tem marca pessoal de 2h24m44s, vinda do terceiro lugar obtido o ano passado no mesmo percurso), adiante de duas etíopes, Gulume Chala (2h26m14s) e Dinknesh Tefera (2h28m12s).

Sábado, Sara Moreira acabou em nono lugar na Meia Maratona de Praga, com 70m25s, em prova ganha pela queniana Violah Jepchumba com o excepcional registo de 65m51s, que a coloca como a terceira melhor de todos os tempos nessa distância de 21.097m.

Sugerir correcção
Comentar