Quem são os atletas portugueses que vão estar no Rio 2016?

Homens compõem dois terços da delegação. Rio de Janeiro marcará estreia olímpica de 54 dos 92 atletas. Há 19 nascidos no estrangeiro

Foto
Nelson Évora simboliza bem o atleta-tipo português nos Jogos do Rio 2016 DAVID W CERNY/Reuters

O desporto português estará representado por 92 atletas em 16 modalidades nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Vista ao raios-X, a comitiva portuguesa é maioritariamente composta por estreantes: 54 dos atletas terão no Rio 2016 a primeira experiência olímpica. Entre os 38 restantes destaca-se o velejador João Rodrigues, que vai disputar os seus sétimos Jogos Olímpicos – o madeirense foi por isso escolhido pelo chefe da missão olímpica portuguesa, José Garcia, para ser o porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura.

Os homens representam mais de dois terços da delegação portuguesa (62 atletas contra 30 elementos femininos) e João Rodrigues é, com 44 anos, o terceiro mais veterano da delegação portuguesa. Só é ultrapassado pela cavaleira Luciana Diniz (45 anos) e pelo atirador João Costa (51). A média de idades dos 92 atletas portugueses situa-se nos 27,7 anos, sendo Tamila Holub a mais jovem do grupo – a nadadora que vai disputar os 800m livres tem apenas 17 anos. A selecção de futebol é responsável pela presença de um número considerável de atletas jovens na delegação, já que a convocatória é limitada ao escalão sub-23. Só é permitida a inclusão de três futebolistas com mais de 23 anos.

Para além de João Rodrigues, entre os atletas com mais presenças nos Jogos Olímpicos estão o atirador João Costa, o marchador João Vieira e o velejador Gustavo Lima, que vão cumprir no Rio de Janeiro a quinta participação olímpica. Seguem-se Telma Monteiro (judo) e Emanuel Silva (canoagem), que já estiveram em três Jogos Olímpicos. E o canoísta é um de apenas três atletas na comitiva com medalhas olímpicas no currículo. Emanuel Silva subiu ao pódio nos Jogos de Londres 2012, tendo conquistado a medalha de prata na prova de K2 1000m em conjunto com Fernando Pimenta. O outro medalhado da comitiva é Nelson Évora, que se sagrou campeão olímpico em Pequim 2008 no triplo salto.

Nascido na Costa do Marfim, Nelson Évora é um dos 19 atletas nascidos fora de Portugal que vão competir por Portugal no Rio 2016. No que diz respeito à naturalidade, este é o contingente mais numeroso – seguido pelo dos naturais do distrito de Lisboa, que totaliza 16 elementos. No top das origens dos atletas seguem-se o Porto, com 12 atletas, Braga (nove) e Leiria (sete). Quase todo o país está representado, Açores (um atleta) e Madeira (três) incluídos. Só não há atletas oriundos dos distritos de Castelo Branco, Évora, Portalegre e Vila Real.

Entre os nascidos no estrangeiro, há três desportistas com raízes em França (a maratonista Jéssica Augusto, a varista Maria Leonor Tavares e o golfista Filipe Lima). As mesatenistas Fu Yu e Shao Jieni nasceram na China; já a cavaleira Luciana Diniz e o velejador Gustavo Lima nasceram no Brasil. Angola, Bulgária, Congo, EUA, Guiné-Bissau, Inglaterra, Moldávia, Rússia, São Tomé e Príncipe, Suíça e Ucrânia são os países que compõem a lista.

Um estudo conduzido por elementos do Imperial College de Londres concluiu que os portugueses “cresceram” 13,9 centímetros e as portuguesas 12,5 nos últimos 100 anos. A média de alturas, actualmente, situa-se nos 172,9 centímetros para os homens e 163cm para as mulheres. Mas os desportistas que vão ao Rio 2016 estão um pouco acima desses valores: a média de altura da delegação está em 175,4 centímetros, com o valor entre os homens a ser de 179,8 e para as mulheres de 166,2. Segundo os dados do Comité Olímpico de Portugal, o mais alto da comitiva é Tsanko Arnaudov, que competirá no lançamento do peso: mede 198 centímetros, mais quatro do que Tiago Ferreira (ciclismo BTT) e mais seis do que o judoca Célio Dias. A mulher mais alta é Irina Rodrigues, do lançamento do disco, com 183 centímetros.

No extremo oposto estão três elementos do atletismo: Marta Pen (1500m) tem 153 centímetros de altura, seguida por Daniela Cardoso (20km marcha) e Salomé Rocha (10.000m), ambas com 157cm. David Rosa, que repete a presença de Londres 2012 no ciclismo BTT, é o mais baixo da delegação entre os homens: 164 centímetros. O atleta nascido em Fátima é também o homem mais leve, pesando 52 quilos. Mas ninguém pesa menos do que Jéssica Augusto, a mais leve da comitiva com 44 quilos. Tsanko Arnaudov é, para além do mais alto, também o mais pesado: 155 quilos.

Sugerir correcção
Comentar