Quem cortou a cabeça à estátua de Tom Lund?

O vandalismo aconteceu na véspera do confronto entre Lillestrom e Valerenga, uma das maiores rivalidades da Noruega.

Foto
A estátua sem cabeça à beira do estádio do Lillestrom DR

Algo semelhante já acontecera em Springfield, a cidade fictícia onde vivem os Simpsons. Alguém tinha cortado a cabeça da estátua do fundador da cidade, Jebediah Springfield, e a população revoltou-se contra Bart Simpson, o autor do crime, mas tudo acabou bem. Na Noruega, a vida real imitou a ficção animada. Tal como a de Jebediah, a estátua de Tom Lund, o maior ídolo da história do Lillestrom, foi decepada e ninguém sabe quem foi. Mas os adeptos do clube desconfiam que só pode ter sido um adepto do Valerenga, clube de Oslo, com quem o Lillestrom protagoniza uma das maiores rivalidades do futebol norueguês, e com quem irá jogar neste domingo.

Os adeptos do Lillestrom estão a levar muito a sério este vandalismo sobre a estátua de Lund. E não é para menos. Lund é daqueles jogadores que dedicaram toda a sua vida ao clube da terra onde nasceu (jogou entre 1967 e 1982), rejeitando, conta a lenda, ofertas de equipas como o Ajax, o Real Madrid e o Bayern Munique, e mantendo-se no clube como treinador depois de terminar a carreira como jogador. Este antigo avançado é, por muitos, considerado o melhor jogador norueguês de todos os tempos, tendo chegado à selecção do seu país mesmo quando o Lillestrom estava na II Divisão.

“Não é preciso ser o Sherlock Holmes para saber quem é que fez isto. É só mais um golpe baixo dos ultras do Valerenga. Nunca imaginei que eles pudessem descer tão baixo”, afirmou Kenneth Kvebaek, líder da claque do Lillestrom. Do lado do Valerenga, ninguém assume o acto. “Não acreditamos na decapitação”, disse um representante de uma das claques.

Não é muito provável que alguém se acuse de ter cometido este acto de vandalismo, mas os adeptos já se contentam com a devolução da cabeça de bronze. Um jornal local chegou mesmo a oferecer uma recompensa de 25 mil coroas norueguesas (cerca de 3200 euros) para quem contribuir para a restauração da integridade da estátua.

Planisférico é uma rubrica semanal sobre histórias e campeonatos de futebol periféricos

Sugerir correcção
Comentar