Quase ninguém defende Godinho Lopes

Adeptos, ex-dirigentes e analistas consideram que Godinho Lopes deveria abandonar a presidência do Sporting.

Foto
Não há dias de sol para Godinho Lopes Pedro Cunha

Domingos Paciência, Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz, Franky Vercauteren e agora Jesualdo Ferreira – já são cinco os treinadores que passaram pelo Sporting desde que Godinho Lopes assumiu a presidência do clube, em Março de 2011. As críticas subiram de tom após o despedimento do técnico belga, anunciada na segunda-feira à noite.

“Godinho Lopes deve fazer uma análise humilde, serena e responsável. Muitos concordarão que não tem condições para continuar. Este descalabro não foi surpresa. Está na altura de devolver a palavra aos sócios. Esta situação é demasiadamente humilhante e o pior é que não se vê um rumo”, disse o presidente da mesa da assembleia geral do Sporting, Eduardo Barroso, na TVI24.

Dias Ferreira, membro do conselho leonino, concorda que Godinho Lopes tem de sair: “Esta situação daria vontade de rir, se não fosse uma tragédia. É altura de dizer ‘basta’. Godinho Lopes já deveria ter saído há algum tempo, passou os limites e, se não se demitir, os sócios devem decidir em assembleia geral”, analisou, na SIC Notícias.

O ex-jogador do Sporting José Eduardo preferia que não houvesse assembleia geral. “Gostaria que não houvesse assembleia para o destituir, acho que tem de ter a humildade e o amor pelo Sporting de reconhecer a vontade dos sócios e adeptos. Terminou o ciclo dele. Vamos conseguir que esta assembleia não se realize, será desagradável”, disse.

“Desportivamente, isto é uma tragédia de condução, de direcção, é um somar de erros constante. Nada me move pessoalmente contra o presidente do Sporting, mas claramente tem de reconhecer que falhou o seu projecto. Tem que resignar e atender aos pedidos dos notáveis para sair”, acrescentou José Eduardo, n’A Bola TV.

“Não é normal tanta asneira”
Carlos Barbosa, que integrou a direcção de Godinho Lopes mas se demitiu em Fevereiro de 2012, fez duras críticas ao presidente dos “leões”, em declarações à RTP. “Godinho Lopes diz que tem um plano sustentável, que ninguém conhece. Vai fazer uma negociação com a banca que ninguém conhece, porque nem ele nem Nobre Guedes a explicam. E os sócios têm que saber. Está agarrado ao poder com unhas e dentes não sei porquê. Ele tem de explicar. Não é normal tanta asneira e ele querer continuar. Ele tem noção absoluta que não consegue liderar o processo. Com tantas asneiras, ele tem de se ir embora. Há qualquer coisa que se passa que os sócios desconhecem”, frisou.

“Ao fim de oito meses, percebi que não tinha hipótese nenhuma de continuar a trabalhar com Godinho Lopes. Não é líder, não é gestor, é um excelente mestre-de-obras, mas, fora disso, não tem capacidade para gerir um clube como o Sporting”, acrescentou Carlos Barbosa.

Já o analista Jorge Baptista, na SIC, disse que Godinho Lopes “é o corolário de todas as más direcções que têm passado pelo Sporting”. “É o culminar de erros sucessivos que têm vindo a acontecer. Há aqui um denominador comum, praticamente desde que Godinho Lopes chegou ao poder no Sporting, que é a completa negação de tudo o que é uma gestão desportiva.”

Sousa Cintra, presidente do Sporting entre 1989 e 1995, é o único que se manifestou a favor do actual líder “leonino”. “Godinho Lopes tem feito o possível. Acho que o presidente não se rodeou das pessoas certas, as coisas não correram bem. Um presidente de qualquer clube, e do Sporting em particular, quer sempre o melhor para o clube”, disse à SIC.

Sugerir correcção
Comentar