Benfica em maioria na lista de pré-convocados de Paulo Bento

No lote de 30 jogadores, há cinco atletas com idade para representar os sub-21 e algumas surpresas. O grupo será reduzido a 23 na segunda-feira.

Foto
Quaresma está entre os pré-convocados para o Mundial AFP

Cinco jogadores com idade para representar os sub-21, quatro atletas do Benfica e uma mão cheia de ilustres figuras do futebol nacional que vão ver o Mundial 2014 pela televisão. A Federação Portuguesa de Futebol divulgou nesta terça-feira a lista de 30 jogadores pré-convocados por Paulo Bento para o Campeonato do Mundo do Brasil e há algumas surpresas nas escolhas do seleccionador nacional.

A lista com os 23 definitivos apenas será conhecida na noite da próxima segunda-feira, mas para Manuel Fernandes, Tiago, Ricardo Carvalho, Adrien e Danny já há uma certeza: o Mundial 2014 não constará nos seus currículos. Se a ausência dos três primeiros já era esperada, visto que os jogadores já se tinham afastado da selecção nacional por motivos pessoais, a não convocação do médio do Sporting e do avançado do Zenit causa alguma surpresa.

Embora nunca tenha feito parte do leque de jogadores habitualmente chamados por Paulo Bento, Adrien foi um dos atletas em destaque no Sporting ao longo de toda a temporada e, curiosamente, o seleccionador nacional acabou por incluir na pré-convocatória João Mário, jogador que faz a mesma posição de Adrien e que não garantiu um lugar no plantel às ordens de Leonardo Jardim: começou a época na equipa B do Sporting e foi emprestado, em Janeiro, ao V. Setúbal.

Já Danny, figura de destaque no Zenit de André Villas-Boas e no campeonato da Rússia, deixou de ser opção na selecção nacional após o empate de Portugal, em Israel. Titular indiscutível na equipa russa, onde soma 12 golos em 24 jogos do campeonato, Danny foi preterido em favor de Ivan Cavaleiro (quatro jogos a titular pelo Benfica na I Liga), Vieirinha (habitual suplente do Wolfsburgo) e Nani (jogou apenas 134 minutos em 2014).

Numa convocatória em que o Benfica é o clube mais representado (André Almeida, André Gomes, Rúben Amorim e Ivan Cavaleiro), Paulo Bento incluiu cinco jogadores com idade para representar a selecção de sub-21: André Gomes, João Mário, William Carvalho, Rafa e Ivan Cavaleiro. Deste quinteto apenas o médio defensivo que brilhou esta época no Sporting não faz parte da lista de convocados por Rui Jorge para representar a selecção de sub-21 a 23 de Maio, na Macedónia, em jogo a contar para a fase de apuramento do Europeu do escalão. Ou seja, se algum destes quatro jogadores fizer parte dos eleitos para o Brasil vai perder, na melhor das hipóteses, cinco dias do estágio de preparação — a concentração dos 23 jogadores escolhidos por Paulo Bento acontecerá a 19 de Maio, em Cascais.

Entre as restantes opções, na baliza não há qualquer surpresa, mas no sector defensivo destaca-se a chamada de André Almeida que ganhou a corrida ao sportinguista Cédric (a polivalência do benfiquista terá sido decisiva) e a inclusão de Rolando, que recuperou algum espaço na selecção após ganhar um lugar na defesa do Inter.

No meio campo, para além das chamadas de André Gomes e João Mário, os restantes lugares são ocupados pelos suspeitos do costume (João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles), pelo incontornável William Carvalho e por Rúben Amorim, um dos jogadores em destaque no final da época do Benfica. Descartados foram, entre outros, Fernando (por questões legais), Tiago e Manuel Fernandes (ausentes por questões pessoais), Paulo Machado, Rúben Micael e Josué (opção).

Na frente, Paulo Bento manteve a aposta em Hélder Postiga, apesar de o jogador da Lazio estar em dúvida devido a problemas físicos. Para além do vila-condense, os restantes pontas-de-lança são Hugo Almeida e Éder. De fora fica Edinho, que tem estado em evidência no campeonato turco. Para jogar nas alas surgem os únicos jogadores do FC Porto (Ricardo Quaresma e Varela), para além de Nani, Vieirinha, Rafa e, claro, Cristiano Ronaldo.

Lista de pré-convocados

Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting)

Defesas: André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid), Ricardo Costa (Valência) e Rolando (Inter).

Médios: André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória FC), João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting).

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (SC Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Ivan Cavaleiro (Benfica), Nani (Manchester United), Rafa (SC Braga), Ricardo Quaresma (FC Porto), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).

Sugerir correcção
Comentar