Quaresma vê o seu espaço reduzir-se na equipa "portista"

O extremo ficou de fora dos convocados do FC Porto e contra o Lille jogou um minuto.

Foto
Quaresma não vai jogar contra o Paços de Ferreira Jorge Guerrero/AFP

O FC Porto defronta este sábado o Paços de Ferreira moralizado pela vitória a meio da semana no terreno do Lille. As exibições dos reforços dão sinais de que o investimento durante a pré-época terá sido acertado, mas a ausência de Quaresma dos convocados ensombra a boa forma dos “dragões”.

Confrontado com o facto de ter ficado no banco de suplentes durante quase toda a partida frente ao Lille, Ricardo Quaresma pediu para que não se especulasse em torno da questão. Tudo poderia ter ficado por aí, mas na convocatória para o jogo deste sábado com o Paços de Ferreira, o nome do extremo não constava sequer.

Na antevisão do encontro, o técnico “portista” não quis comentar a ausência de Quaresma, a que se juntam as de Danilo e Reyes. Poderia argumentar-se, com justiça, que o FC Porto conta este ano com um plantel que oferece mais alternativas válidas, o que faz o seu jogo depender muito menos dos rasgos de criatividade do extremo. Mas, por outro lado, há um peso institucional que Quaresma já transporta no balneário do “dragão” a que a atribuição da braçadeira de “capitão” não é alheia. Sinal do apoio recolhido por Quaresma foram também as declarações públicas de Pinto da Costa, saindo em defesa do extremo após a polémica no final da partida frente ao Nacional, em Março.

Num curto intervalo de tempo, Quaresma parece ter passado de titular indiscutível a suplente – uma condição em que o extremo não se gosta de ver. Ainda na época passada, não conseguiu disfarçar o descontentamento quando foi substituído durante um jogo da Taça da Liga em Abril. Em 2012, durante a passagem pelo Besiktas, o extremo chegou mesmo a discutir com Carlos Carvalhal depois de ter sido substituído durante um jogo frente ao Atlético de Madrid.

O jogo deste sábado serve também de reencontro entre o FC Porto e Paulo Fonseca, meses depois da demissão do técnico. De volta ao Paços de Ferreira, Fonseca não perdeu a oportunidade de ironizar com a situação de defrontar a antiga equipa. “Vai ser um jogo muito especial, não por defrontarmos o FC Porto, mas por regressarmos ao nosso estádio, que foi remodelado, e aos nossos sócios”, disse na antevisão do encontro.

Lista de convocados do FC Porto

Guarda-redes: Andrés Fernández e Fabiano;
Defesas: Martins Indi, Maicon, Marcano, José Ángel e Alex Sandro.
Médios: Casemiro, Brahimi, Quintero, Evandro, Herrera, Óliver Torres e Rúben Neves;
Avançados: Jackson Martínez, Tello, Adrián López e Ricardo.

Sugerir correcção
Comentar