Qualificação e vitória para um Sp. Braga convincente

Minhotos garantiram o triunfo sobre o Slovan Liberec (2-1) já no tempo de compensação.

Foto
Miguel Riopa/AFP

Bastava um empate e esse foi o resultado que perdurou até aos 92' do jogo entre Sp. Braga e Slovan Liberec. Nesse momento, Rafa desmarcou Crislan e o brasileiro, que começou o jogo no banco, foi mais eficaz que os companheiros, assinando o golo que garantiu o quarto triunfo dos minhotos no Grupo F (2-1) e que confirmou a qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

Como tem sido regra nesta fase de grupos, o Sp. Braga foi sempre uma equipa sólida, equilibrada a defender e versátil a atacar. Muitas vezes rebocada pela criatividade de Rafa, a formação portuguesa colocava regularmente em sobressalto um adversário com dificuldades nas transições defensivas.

Ainda assim, seria o Slovan Liberec a marcar primeiro. Aos 35', Dmitri Efremov correspondeu com igual qualidade ao brilhantismo do passe longo que recebeu: parou a bola no peito, contornou Djavan e rematou de forma cirúrgica para o primeiro poste. 

Soava a injustiça a vantagem checa, mas a verdade é que não durou muito tempo. Aos 42', Alan, sempre muito activo e com uma leitura de jogo bem acima da média, entrou na área e desferiu um remate cruzado, que foi desviado para a baliza já em cima da linha de golo. Os créditos foram divididos a meias entre o avançado Marek Bakos e o defesa Ricardo Ferreira.

Depois do intervalo, Paulo Fonseca não mexeu no seu 4-4-2 mas mudou a dinâmica na frente de ataque, com a troca de Rui Fonte por Crislan. Hassan continuava perto do golo, mas apenas perto. O empate era suficiente para confirmar a qualificação, mas o Sp. Braga queria mais. E fez por isso.

Jé em tempo de compensação, Rafa conduziu a bola pela direita e descobriu um espaço disponível na área. Crislan percebeu a intenção, fez a diagonal, recolheu a bola e projectou-a para o poste mais distante da baliza de Koubek. Estava garantida a vitória e uma vantagem de três pontos para gerir na última jornada. Derradeiro objectivo: fechar as contas com o primeiro lugar no bolso.

 

Foto
Sugerir correcção
Comentar