Vladimir Putin teme pela qualidade do Rio 2016

Presidente da Rússia considera que a ausência de algumas "estrelas" baixará a fasquia e reduzirá intensidade dos "Jogos".

Foto
Putin fala aos atletas russos MAXIM SHEMETOV/Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou esta quarta-feira que a ausência de algumas das “estrelas” do desporto russo nos Jogos Olímpicos Rio 2016 irá abalar a qualidade da competição.

É óbvio que a ausência de competidores russos - líderes em muitas disciplinas - baixa a fasquia e reduz a intensidade da competição e isso em relação aos eventos que se aproximam", referiu o governante à equipa olímpica russa.

Putin, que falou numa recepção no Kremlin a atletas, entre os quais os suspensos Yelena Isinbayeva e Sergey Shubenkov, salientou que as outras pessoas do desporto têm a noção de que "a qualidade das suas medalhas será diferente".

O presidente russo lamentou a exclusão de alguns atletas russos do Rio 2016, na sequência do escândalo de doping que afectou o desporto do país, e após um relatório ter denunciado a conivência estatal na manipulação de resultados de doping.

"A situação actual não só vai para lá da esfera legal, ultrapassa o senso comum", disse Putin.

Mais de cem atletas russos - incluindo toda a equipa de atletismo, com excepção de Darya Klishina - falharão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que se disputam de 5 a 21 de Agosto.

O Comité Olímpico Internacional (COI) deixou domingo “nas mãos” de cada federação a decisão em relação à possibilidade dos atletas competirem, com a IAAF a excluir todos menos Klishina, radicada nos Estados Unidos, enquanto outras têm indicado nomes.

Desde domingo aos 67 atletas da equipa de atletismo juntaram-se mais 41 excluídos por outras federações.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários