Primeira vitória do Rio Ave chegou na compensação

Os vila-condenses foram sempre mais arrojados e acabaram por bater o Feirense na recta final (1-0).

Foto
Francisco Leong/AFP

Um golo de Rafa Soares aos 90+1 minutos deu ao Rio Ave a primeira vitória no campeonato, na recepção ao Feirense, no encontro que fechou a 3.ª jornada. Os vila-condenses, que já contavam com um empate, chegam assim aos quatro pontos, enquanto a equipa de José Mota se fica pelos três, numa época em que está de regresso à I Liga.

Numa primeira parte pobre, com poucos ou nenhuns motivos de interesse e pouco ou nenhum perigo, Ronan, jovem avançado brasileiro do Rio Ave, aproveitou para sobressair. Foi, aliás, o único jogador em destaque, com boas iniciativas aos 2, 24 e 34 minutos. Aqui e ali também apareceram Heldon e Tarantini, enquanto do outro lado não houve nada a registar.

Foto

A partida mudou para melhor no segundo tempo, principalmente a partir do minuto 72, em que Heldon esteve duas vezes perto do golo na mesma jogada: à primeira tentativa resolveu o veterano guarda-redes Peçanha e, à segunda, o cabo-verdiano atirou para fora. Vendo o nulo arrastar-se, Nuno Capucho foi mexendo na equipa, sempre com o intuito de a tornar mais ofensiva, e os últimos minutos foram muito interessantes: de um lado a equipa da casa, a expor-se num sistema que muitas vezes pareceu um 4x2x4, procurando desesperadamente o golo; do outro um Feirense que, mesmo sabendo que um ponto seria muito positivo, nunca deixou de procurar a baliza adversária, chegando mesmo a assustar Cássio num par de ocasiões.

Foi com um jogo aberto que se chegou à compensação e, aí, logo no primeiro minuto, o nulo foi desfeito: Heldon, pela esquerda, viu a desmarcação de Rafa Soares e colocou-lhe a bola, que ainda sofreu um desvio em Luís Aurélio. Já no interior da área, e quando toda a gente, incluindo Peçanha, esperava um cruzamento, o lateral emprestado pelo FC Porto colocou a bola entre o poste e o guarda-redes, dando um triunfo importantíssimo ao Rio Ave, que corria o risco de continuar na cauda da tabela, com apenas dois pontos em três jogos.

Assim, em vez de dois tem quatro e esse registo já está na linha do que acontecia na época passada à 3.ª jornada, em que os vila-condenses somavam cinco pontos. O melhor registo da equipa à 3.ª ronda verificou-se em 2014-15, quando os “verde e brancos” eram líderes do campeonato com nove pontos.

O resultado pode ser analisado de duas formas: justo, porque o Rio Ave foi a equipa que mais fez para ganhar, até pelas substituições de cariz ofensivo que realizou. Ou injusto, se pensarmos que a atitude do Feirense, de se recusar a colocar o “autocarro” e de procurar sempre a baliza contrária, merecia ser recompensada.

 

Sugerir correcção
Comentar