Pré-época sem vitórias acentua necessidade de reforços no Benfica

Três derrotas e dois empates, foi este o pecúlio do Benfica na digressão à América. César Peixoto desdramatiza.

Foto
Yuri Cortez/AFP

Rui, mas sem… vitórias. Não está a correr de feição a pré-época do Benfica pós-Jesus. Em cinco jogos, os bicampeões nacionais não conseguiram melhor do que dois empates — com a Fiorentina, derrota nas grandes penalidades, e América, vitória na marca dos 11 metros — e três derrotas (PSG, New York Red Bulls e Monterrey). É a primeira vez em dez anos que os “encarnados” terminam esta fase da temporada sem qualquer triunfo. A uma semana do jogo da Supertaça, soam os alarmes na Luz. O que esperar das “águias”, versão 2015-16? César Peixoto coloca água na fervura. O antigo jogador do clube afirma que é preciso ir ao mercado com a precisão de um cirurgião. Mas sem dramas nem precipitações.

“É normal que os adeptos fiquem um pouco preocupados com os últimos resultados. Sabíamos que iria ser difícil, o Benfica vem de seis anos de uma liderança forte, com uma forma própria de jogar e com métodos bem definidos. Mudou de treinador e as coisas não acontecem de um dia para o outro, demoram o seu tempo mas tenho plena confiança nas capacidades de Rui Vitória e acredito que irá fazer um bom trabalho. São muitos anos a treinar e a jogar de uma forma, os jogadores demoram um pouco mais a habituar-se à forma de trabalhar do novo treinador”, sustenta o ex-internacional A, que em declarações ao PÚBLICO recorda o que se passou na temporada 2010-11.

“Tínhamos sido campeões nacionais com Jorge Jesus, acabámos por fazer uma grande pré-época, falava-se que André Villas-Boas corria o risco de não começar a temporada e a verdade é que o FC Porto acabou por vencer-nos a Supertaça, fez uma grande época. Estas coisas acontecem no futebol. O Benfica não será a primeira equipa que acaba por não fazer uma boa pré-época e depois faz um grande campeonato”, rebobinou.

Do plantel que conseguiu o histórico bicampeonato, saíram da equipa titular Maxi Pereira para o rival FC Porto, Lima para o Al Ahli do Dubai e Salvio, que recupera de grave lesão ao joelho direito. Na óptica de César Peixoto, urge reforçar o plantel às ordens de Rui Vitória. “A qualidade está lá, a grande maioria dos jogadores que foram campeões no ano passado continua e acredito que os responsáveis do Benfica estejam atentos e saibam que o plantel precisa de um retoque. Um substituto para o lugar do Lima, porque se Jonas se lesiona a equipa fica um pouco ‘agarrada’ e será necessária mais uma opção. Um extremo, caso Gaitán fique… Se for vendido serão necessários dois jogadores e talvez um central. Luisão tem 34 anos e com tantos jogos pode acontecer uma lesão e o Benfica não tem substituto à altura”, aponta.

Com o derby do próximo domingo a aproximar-se, César não arrisca num favorito para levar a Supertaça para casa. “Um derby numa final é sempre um resultado incerto. São duas equipas que mudaram de treinador, Jorge Jesus também está a chegar ao Sporting, a implementar os seus métodos de trabalho. É verdade que conseguiu melhores resultados, mas nestes jogos isso não quer dizer nada”, rematou. 

Entretanto, Salvio, que está a recuperar de uma lesão ligamentar no joelho direito, deixou uma mensagem no Twitter de apoio à equipa. “Esta semana temos de estar mais unidos do que nunca”, escreveu o argentino, que só deverá regressar à competição em Janeiro. 
 

As últimas pré-épocas do Benfica

Com Jorge Jesus

2009-10
14 jogos: 10 vitórias, 3 empates, 1 derrota

2010-11
11 jogos: 8 vitórias, 1 empate, 2 derrotas

2011-12
8 jogos: 4 vitórias, 3 empates, 1 derrota

2012-13
11 jogos: 7 vitórias, 3 empates, 1 derrota

2013-14
9 jogos: 5 vitórias, 2 empates, 2 derrotas

2014-15 8 jogos: 6 derrotas, 2 vitórias

Com Rui Vitória

2015-16
5 jogos: 2 empates, 3 derrotas

Sugerir correcção
Comentar