Portuguesas adiam para a Roménia apuramento para o Euro 2017

A selecção feminina empatou no Estádio do Restelo com as romenas, fazendo com que a segunda mão do play-off ainda seja mais decisiva.

Foto
Portugal não marcou contra a Roménia FPF

Só faltaram os golos à exibição da principal selecção portuguesa de futebol feminino, nesta sexta-feira, no Estádio do Restelo, frente à Roménia. No jogo da primeira mão do play-off de acesso à fase final do Europeu de 2017, que vai disputar-se na Holanda, Portugal mostrou empenho, atitude, combatividade, qualidade técnica... Mas faltou inspiração e pontaria. Duas falhas que impediram as jogadoras nacionais de conseguir em casa um resultado que lhes permitisse encarar a segunda mão, a disputar em Cluj, na terça-feira, com um pouco mais de serenidade. Do mal o menos. A Roménia não marcou em Lisboa, pelo que um empate com golos no derradeiro encontro dará a Portugal a qualificação para o Euro 2017.

A falta de pontaria ficou patente logo aos 9’, quando Cláudia Neto, uma das mais experientes jogadoras que lutam pela qualificação (96 internacionalizações) ,desperdiçou um penálti mal assinalado pela árbitra húngara da partida. É que a rasteira a Dolores Silva foi feita do lado de fora da grande área romena.

Na marca dos “11 metros”, a capitã acertou no poste esquerdo da baliza de Paraluta e viu ainda a bola ir caprichosamente embater nas costas da guarda-redes da Roménia antes de esta a agarrar.

Foi a melhor ocasião de golo de todo o encontro e, apesar da desilusão, não afectou o desempenho das portuguesas, que dominaram a partida, embora sem terem conseguido voltar a criar uma oportunidade de marcar tão flagrante como aquela, faltando sempre um pouco mais de convicção e discernimento no momento da finalização.

A boa notícia para o seleccionador nacional Francisco Neto é que, pelo menos em Lisboa, as internacionais portuguesas mostraram uma concentração defensiva a toda a prova. Uma qualidade que será certamente necessária em Cluj, cidade onde vai realizar-se a segunda mão do play-off e onde jogam muitas das futebolistas que compõem a selecção romena, para além de ser a localidade do clube em que trabalha o seleccionador.

Ficha de Jogo

Portugal — Patrícia Morais, Ana Borges, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Matilde Fidalgo, Dolores Silva, Amanda da Costa (Fátima Pinto, 67’), Carolina Mendes, Suzana Pires, Cláudia Neto e Ana Leite (Diana Silva, 84’).

Roménia — Paraluta, Gorduneanu, Havristiuc, Ficzay, Oprea (Adina Giurgiu, 73’), Ioana Bortan, Raluca Sarghe (Mihaela Ciolacu, 56’), Iula Vatafu, Gabriela Vaicu, Florentina Spanu e Alexandra Lunca (Laura Rus, 66’).

Árbitra — Katalin Kulcsar (Hungria)

Disciplina — cartão amarelo para Gorduneanu (45’) e Iula Vatafu (80’).

Sugerir correcção
Comentar