Portugal volta a brilhar no Circuito Mundial

Selecção nacional de sevens venceu o Grupo D da etapa sul-africana e defronta neste domingo a França.

Foto
Portugal continua a somar bons resultados no Circuito Mundial Reuters

Depois de, na semana passada, a selecção nacional de râguebi ter alcançado a sétima posição no Dubai, Portugal voltou a conquistar neste sábado um lugar entre os oito primeiros de uma etapa do Circuito Mundial de sevens. Com três vitórias em Port Elizabeth, na África do Sul, a equipa portuguesa terminou no primeiro lugar do Grupo D e vai disputar no domingo a Cup, a principal competição da prova.

Após cometer a proeza de derrotar há uma semana a África do Sul e a Inglaterra, Portugal voltou a apresentar-se em Port Elizabeth com uma equipa muito jovem: quatro dos 12 convocados têm apenas 18 anos. E como tinha acontecido no Dubai, a prestação nacional no primeiro dia de prova foi muito meritória.

Beneficiando da boa classificação na etapa anterior e com alguma sorte no sorteio, Portugal ficou incluído num grupo com o Canadá, Estados Unidos e Zimbabué. Favorita a alcançar um dos dois primeiros lugares, posições que davam acesso à disputa da Cup, a equipa comandada por Frederico Sousa não desiludiu.

O primeiro jogo do dia foi frente aos norte-americanos, selecção contra quem Portugal tinha um saldo negativo: seis vitórias e oito derrotas. No entanto, os portugueses assumiram o domínio desde o pontapé de saída e, com uma exibição autoritária, chegaram ao intervalo com uma confortável vantagem de 21-0 (ensaios de Francisco Vieira de Almeida, Gonçalo Foro e Frederico Oliveira).

No recomeço do encontro os Estados Unidos ainda conseguiram assustar, marcando dois ensaios nas primeiras posses de bolas, reduzindo a vantagem nacional para nove pontos (21-12). Portugal, porém, voltou a reassumir o controlo, colocou um travão à reacção norte-americana e nos últimos segundos o génio de Pedro Leal (excelente assistência com o pé) ofereceu ao jovem João Lino a possibilidade de marcar o seu primeiro ensaio no Circuito Mundial, fixando o resultado final em 26-12.

Seguiu-se um confronto com o Zimbabué, equipa que participa na prova por convite. Portugal tinha um saldo 100% vitorioso frente aos africanos e, sem carregar muito no acelerador, chegou ao intervalo a vencer por 17-5 (ensaios de José Vareta, Frederico Oliveira e Miguel Lucas), mas as aparentes facilidades resultaram em falhas de concentração dos portugueses que quase se deixavam surpreender no segundo tempo. Apesar do triunfo final (17-12), a prestação de Portugal contra os africanos desiludiu.

Em teoria, os dois triunfos seriam suficientes para a selecção nacional garantir um lugar na Cup, mas o triunfo dos Estados Unidos frente ao Canadá baralhou as contas do grupo e a partida final entre os portugueses e canadianos foi decisiva.

Com a vitória dos norte-americanos no terceiro jogo frente ao Zimbabué, o Canadá precisava de derrotar Portugal para terminar num dos dois primeiros lugares, enquanto a selecção nacional não podia perder por mais de 15 pontos.

Mas a exibição portuguesa foi avassaladora. Com uma prestação de alto nível, Portugal não deu qualquer hipótese ao Canadá e chegou a estar a vencer por 28-0 (ensaios de Pedro Leal, Adérito Esteves, Duarte Moreira e Frederico Oliveira). Com o jogo já decidido, Frederico Sousa aproveitou para poupar os principais jogadores nos derradeiros minutos e na última jogada os canadianos chegaram ao ensaio.

Com o primeiro lugar no grupo, Portugal garantiu, pelo menos, mais 10 preciosos pontos para o ranking do Circuito Mundial. O próximo adversário da equipa nacional será a França, segunda classificada do Grupo A, numa partida que terá início às 11h23 deste domingo.

Resultados:
Portugal-Estados Unidos, 26-12
Canadá-Zimbabué, 26-0
Portugal-Zimbabué, 17-12
Canadá-Estados Unidos, 12-26
Estados Unidos-Zimbabué, 21-17
Portugal -Canadá, 28-7

Classificação:
Portugal, 9 pontos
Estados Unidos, 7 pontos
Canadá, 5 pontos
Zimbabué, 3 pontos
 
Quartos-de-final da Cup:
África do Sul-Estados Unidos (10h39)
País de Gales-Nova Zelândia (11h01)
Portugal-França (11h23)
Ilhas Fiji-Argentina (11h45)
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar