Portugal vence Ucrânia e volta a sonhar com o Europeu

A selecção portuguesa de andebol apenas depende do que fizer nos próximos dois jogos para estar no Euro 2016.

Foto
Portugal ainda luta por um lugar no Euro 2016 de andebol Nuno Ferreira Santos

A selecção portuguesa de andebol venceu neste domingo a Ucrânia por 34-24, em encontro da quarta jornada do Grupo 5, mantendo-se na luta pelo apuramento para o campeonato da Europa de 2016.

Depois da vitória de quinta-feira, em Brovary, arredores de Kiev, por 32-26, Portugal voltou, desta feita já em casa e perante o seu público, a bater a Ucrânia, muito graças à qualidade da defesa, que culminava em boas e eficazes jogadas de contra-ataque.

Portugal, que teve em Fábio Antunes o seu melhor marcador, com 10 golos, começou bem, conseguindo parciais de 7-4 e 13-9 aos 10 e 20 minutos, respectivamente.

No intervalo, a diferença de sete golos (19-12) ajustava-se, sobretudo porque a jovem equipa ucraniana, demasiado dependente de remates exteriores, mostrava argumentos curtos para contrariar a selecção lusa.

Os visitantes desperdiçaram mesmo o primeiro de poucos livres de sete metros de todo o jogo: Andrii Akimenko permitiu a defesa do guardião Candeias (23 minutos).

Rui Silva e Tiago Pereira formaram uma dupla central coesa e muito concentrada, que teve em Roman Chychykalo, autor de oito golos, o melhor da Ucrânia, o seu principal desafio do jogo, que aos 40 minutos registava uma diferença de 10 golos a favor de Portugal (25-15).

O melhor parcial de todo o encontro foi um 29-16 (diferença de 13 golos) à entrada para o derradeiro quarto de hora.

Mais perto da recta final, perspectivando-se que a vitória de Portugal estava assegurada, o jogo entrou num período mais monótono, para o qual muito contribuiu a desqualificação, aos 49 minutos, de José Costa, numa altura em que o marcador apontava 29-18, tendo ficado no final em 34-24.

Com a Hungria já apurada, o acesso de Portugal ao Europeu de 2016 está assim em aberto e os portugueses apenas dependem de si. Falta disputar dois jogos, em Junho, frente à Hungria (dia 10, em Santo Tirso) e Rússia (dia 14, em Chekhov).

Antes destes dois embates com a Ucrânia, a selecção orientada por Rolando Freitas só somava derrotas: Hungria (31-30) e Rússia (29-34).

Sugerir correcção
Comentar