Portugal termina etapa do Dubai no sétimo lugar

A equipa nacional somou dez pontos apesar dos desaires na última jornada.

Foto
José Vareta tenta placar um adversário Karim Sahib/AFP

A selecção nacional de sevens perdeu neste sábado com a Nova Zelândia (28-7) e o Canadá (28-12), mas terminou a segunda etapa do Circuito Mundial com uma prestação muito positiva.

Depois de um primeiro dia brilhante, com duas surpreendentes vitórias contra a África do Sul e a Inglaterra e o apuramento para a Cup (competição principal), Portugal viu-se privado de Pedro Leal, o jogador mais influente da equipa, que não jogou neste sábado devido a lesão, e defrontou no último dia da segunda etapa do Circuito Mundial a Nova Zelândia, nos quartos-de-final.

Frente aos poderosos All Blacks, vencedores do Circuito Mundial da época passada, Portugal ainda surpreendeu nos primeiros instantes, colocando-se na frente do marcador com um ensaio de Diogo Miranda, mas os neozelandeses conseguiram dar a volta no marcador ainda na primeira parte, com ensaios de Tomasi Cama e Kurt Baker, e chegaram ao intervalo a vencer por 14-7.

Nos últimos sete minutos, o domínio da selecção do Pacífico Sul acentuou-se e Portugal não teve argumentos para voltar a provocar uma surpresa. Com novo ensaio de Tomasi Cama e outro de Sherwin Stowers, já nos instantes finais, a Nova Zelândia dilatou a vantagem para 28-7 e assegurou um lugar nas meias-finais da Cup.

Com a derrota, Portugal foi despromovido para a Taça Plate (atribuição do 5.º ao 8.º lugar), e teve como adversário nas meias-finais da competição o Canadá, uma das selecções mais regulares da prova que afastou na fase de grupos a Austrália dos lugares cimeiros.

O jogo começou mal para a selecção nacional, que a meio da primeira parte já perdia por 14-0, mas antes do intervalo os portugueses reagiram e reduziram a desvantagem para 14-12, com ensaios de Diogo Miranda e Duarte Moreira. No entanto, logo na primeira jogada do segundo tempo, o Canadá voltou a marcar um ensaio, e pouco depois fixou o resultado final em 28-12.

Apesar das duas derrotas neste sábado, Portugal, que se apresentou no Dubai com uma equipa muito jovem e alguns estreantes, conseguiu um importante sétimo lugar e atenuou a má prestação na etapa de estreia, na Austrália, onde perdeu todos os jogos e terminou no último lugar.

Com o sétimo lugar alcançado, Portugal vai somar 10 pontos para o ranking da competição que prossegue no próximo fim-de-semana na África do Sul.

Sugerir correcção
Comentar