Portugal põe em risco participação no Euro 2013

O seleccionador dos sub-21 Rui Jorge terá missão difícil para apurar a selecção para o Euro 2013 Pedro Martinho (arquivo)

A selecção portuguesa de sub-21 não foi além de um comprometedor empate na Albânia a dois golos.

A caminhada para o Europeu 2013 de sub-21, a disputar em Israel, teve nesta segunda-feira mais um revés para a selecção portuguesa, que não foi além de um empate (2-2) na Albânia.

O seleccionador Rui Jorge teve a ajuda de Gheorghe Andronic, um moldovo de 20 anos que joga no modesto IFK Varnamo da segunda divisão sueca, autor do golo que ditou uma surpreendente derrota da Polónia em casa. Mas nem isso foi suficiente, já que o segundo lugar isolado de Portugal no Grupo 6, com menos quatro pontos que a Rússia (líder do grupo e com um jogo a menos) é insuficiente, pois para o "play-off" final apuram-se os vencedores dos dez grupos, mais os melhores quatro segundos classificados.

Portugal já tinha desiludido nos jogos com a Polónia e a Rússia, goleou a Moldova em Rio Maior, mas voltou a decepcionar na Albânia. Num estádio quase vazio, a selecção de Rui Jorge teve mais bola e mais futebol, mas não resistiu aos erros defensivos da equipa e à capacidade física do adversário. Em especial do avançado Armando Sadiku , 20 anos, que joga nos suíços do FC Locarno e que, em duas oportunidades, conseguiu dois golos.

Quase tudo o resto pertenceu a Portugal. Josué, logo aos 3’, ganhou a Albi Dosti e na área rematou de pé esquerdo, mas por cima. Seguiu-se uma defesa espectacular do guarda-redes albanês a remate de André Martins (21 anos), um jovem da formação do Sporting que faz parte do plantel de Domingos Paciência.

O golo apareceu, aos 21’, de cabeça, por Josué. André Martins voltou depois a estar muito perto do golo, mas perdeu sempre no confronto com o excelente guarda-redes Frasheri.

A Albânia não é uma equipa de grande qualidade. Mas tem capacidade física. E no primeiro verdadeiro remate que fez à baliza marcou. Um grande golo, diga-se: Bala ganhou a bola de cabeça, esta sobrou para Sadiku que encheu o pé.

Portugal tremeu. Mas, aos 63’, Wilson Eduardo, que se encontra cedido pelo Sporting ao Olhanense, aproveitou um cruzamento de Cedric e cabeceou sem hipóteses.

Rui Jorge gelou, aos 78’, quando Bala deu novamente para Sadiku que rematou de pronto e fez o 2-2.

E aos 90’, Wilson Eduardo, numa altura em que Portugal jogava apenas contra dez elementos, depois de André Martins ter arrancado (84’) o segundo amarelo a Imami, falhou uma clara oportunidade de golo.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues