Portugal perde bronze no Mundial de futsal

Selecção derrotada pelo Irão no desempate por penáltis.

Foto
Desilusão portuguesa no Mundial da Colômbia AFP/LUIS ROBAYO

Portugal desperdiçou uma vantagem de 2-0 sobre o Irão para perder, no desempate por penáltis (4-3), a medalha de bronze no Mundial de futsal da Colômbia.

Depois do 0-0 ao intervalo, conseguido à custa de exibição exemplar do guarda-redes Bebé, Cardinal, com dois golos intervalados por 19 segundos, no minuto 21, parecia abrir caminho para o triunfo português.

Os iranianos, que mostraram sempre grande qualidade, empataram com golos de Afshin Kazemi (26’) e Javid (36’), este de livre directo sem barreira, e forçaram o desempate por penáltis, nos quais os persas foram mais fortes.

A equipa de Jorge Braz sentiu muitas dificuldades no primeiro tempo para suster o Irão, uma equipa de grande qualidade técnica e forte capacidade física, pelo que foi Bebé a garantir o “nulo” no descanso.

Portugal não poderia ter recomeçado melhor o jogo, pois, após sofrer falta passível de marcação de penálti, na sequência do mesmo lance Cardinal ficou “esquecido”, tirou um defesa do caminho e rematou fora do alcance do guarda-redes, aos 21 minutos.

O Irão nem teve tempo de encaixar o golo, já que apenas 19 segundos volvidos o mesmo Cardinal, depois de recuperar a bola no meio-campo e combinar com Ricardinho, atirou para o 2-0.

No minuto seguinte, o “pivot” luso voltou a ser decisivo, agora a substituir o guarda-redes Bebé, cortando um lance em vantagem numérica iraniana, embora com o braço, o que deveria ter resultado em penálti e expulsão.

Os iranianos persistiram e Afshin Kazemi reduziu, aos 26 minutos, com as equipas a alinhar com apenas três atletas de campo, após expulsão de Miguel Ângelo (25’) e Sangsefidi (25’).

Portugal atingiu “cedo” as cinco faltas e, logo no primeiro livre sem barreira, Javid empatou, aos 36 minutos, obrigando ao desempate por penáltis.

Com Vítor Hugo a substituir Bebé na baliza, os iranianos atiraram duas bolas ao ferro, enquanto os jovens Tiago Brito e André Coelho, bem como João Matos (ao poste), falharam, ruindo assim o desejo de igualar o bronze de 2000 no Mundial da Guatemala.

Sugerir correcção
Comentar