Portugal na final do Europeu de sub-19

Ganhou à Sérvia nos penáltis e vai discutir o título com a Alemanha.

Foto

Portugal apurou-se para a final do Campeonato da Europa de sub-19, ao derrotar a Sérvia no desempate por grandes penalidades (4-3), em Felcsut (Hungria), e vai discutir o título com a Alemanha, na próxima quinta-feira. Depois de um empate a zero no final do tempo regulamentar e do prolongamento, o guarda-redes Tiago Sá acabou por ser decisivo ao defender o último castigo máximo da selecção sérvia, apontado por Milinkovic-Savic.

A meia-final foi parecida com a que os dois países realizaram há um ano, mas então, após um empate a dois golos, a vitória nos penáltis acabou por sorrir à Sérvia, que acabaria por se sagrar campeã europeia.

A selecção portuguesa nunca foi campeã continental de sub-19, embora tenha no currículo três títulos nos sub-18 (1961, 1994 e 1999), competição que a UEFA considera ser a natural antecessora do torneio actual.

Ronny Lopes, André Silva, Raphael Guzzo e Ivo Rodrigues foram os lusos que marcaram da marca de panélti – apenas Tomás Podstawski permitiu a defesa a Rajkovic. Do lado sérvio, falharam Gacinovic (para fora) e  Milinkovic-Savic.

 A Alemanha qualificou-se para a final depois de golear a Áustria, por 4-0, na primeira meia-final, disputada em Budapeste, regressando ao encontro decisivo seis anos depois da última conquista. Selke (20 minutos), Stendera (30’), Öztunali (58’) e Mukhtar (68’) marcaram os golos do conjunto germânico.

A Alemanha reunificada tem apenas um título europeu de sub-19, em 2008, mas a RFA tinha vencido em 1981 e a RDA em 1986, dois ceptros conquistados numa altura em que a prova ainda era disputada no escalão de sub-18.

Sugerir correcção
Comentar