"Laranja" de casca rija

Portugal empatou (1-1) com a Holanda. Cristiano Ronaldo fez o 40.º golo pela selecção nacional ?e já só está a um de Eusébio na lista dos melhores marcadores.

Foto
O jogo entre Holanda e Portugal acabou empatado Francisco Leong/AFP

Um golo de Cristiano Ronaldo, a escassos minutos do fim da partida, evitou que Portugal voltasse a perder com a Holanda 21 anos depois. A equipa de Paulo Bento empatou (1-1) num encontro disputado no Estádio Algarve em que foi batido o recorde de assistência do recinto. A selecção nacional esteve mais de uma hora em desvantagem no marcador, e foi já ao cair do pano que evitou a derrota.

Frente a uma selecção contra a qual a equipa portuguesa é tradicionalmente bem-sucedida (em 12 jogos disputados Portugal só perdeu uma vez), Paulo Bento aproveitou para fazer algumas experiências e dar confiança aos seus jogadores tendo em vista os importantes compromissos de apuramento para o Mundial 2014 que aí vêm — visita à Irlanda do Norte e recepção a Israel e Luxemburgo.

Portugal e Holanda, que protagonizaram um dos jogos mais duros de que há memória (apelidado de batalha de Nuremberga, no Mundial 2006) voltaram a relativizar o conceito de jogo “amigável”. A partida foi intensamente disputada, com mais ritmo do que é tradicional nesta altura da temporada.

Os dias antes do encontro foram marcados pela sucessão de mudanças nos convocados da selecção nacional. Paulo Bento foi obrigado a abdicar de Nani, Varela, João Moutinho, Raul Meireles e Vieirinha. Juntando a isto a rotatividade implementada pelo técnico, não admirou que o “onze” inicial escolhido incluísse algumas escolhas menos óbvias.

O holandês Vorm foi o primeiro guarda-redes a ter trabalho — cabeceamento de Cristiano Ronaldo (3’) - mas a equipa de Louis van Gaal contou com algumas facilidades defensivas por parte de Portugal para chegar à vantagem no marcador. Aos 17’ os centrais não foram rápidos para bloquear o remate de Strootman, que inaugurou o marcador.

Portugal reagiu, mas sem a eficácia que se impunha. O lance mais flagrante foi de Rúben Micael, mas o médio falhou de forma incrível o que seria o golo do empate (28’), atirando ao lado da baliza adversária.

Fábio Coentrão voltou a ameaçar logo no início do segundo tempo, mas Vorm opôs-se. Portugal foi melhorando e Cristiano Ronaldo, aos 64’, disparou para mais uma boa intervenção do guardião holandês. Aos 87’, porém, o capitão da selecção não falhou: na sequência de um canto, rematou de primeira sem hipóteses para Vorm. Foi o 40.º golo de Cristiano Ronaldo com a camisola da selecção — já só está a um de Eusébio na lista dos melhores marcadores da equipa nacional.

Ficha de Jogo

Portugal, 1

Holanda, 1

Jogo no Estádio Algarve, em Loulé.

Assistência 29.021 espectadores

Portugal Beto, João Pereira, Pepe, Luís Neto (Bruno Alves, 82’), Fábio Coentrão (Silvio, 90’), Miguel Veloso, Rúben Amorim (André Martins, 74’), Rúben Micael (Paulo Machado, 45’+1’), Danny (Pizzi, 64’), Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga (Nélson Oliveira, 64’). Treinador Paulo Bento.

Holanda Vorm, Verhaegh (Van Rhijn, 48’), De Vrij, Rolando Martins, Blind, Wijnaldum, Strootman, Van der Vaart (Van Ginkel, 45’+1’), Lens (Schaken, 82’), Robben, Van Persie (Huntelaar, 58’). Treinador Louis Van Gaal.

Árbitro Paolo Silvio Mazzoleni (Itália)

Amarelos Rolando Martins (34'), Miguel Veloso (82')

Golos 0-1, por Strootman (17'); 1-1, por Cristiano Ronaldo (87')
 

Sugerir correcção
Comentar