Portugal eliminado na meia-final do Europeu sub-19

Selecção derrotada nas grandes penalidades (2-3).

Foto
O embate entre Sérvia e Portugal só foi decidido nas grandes penalidades UEFA/DR

A selecção nacional sub-19 ficou às portas da final do Campeonato Europeu do escalão, sendo afastada da competição pela Sérvia. O empate (2-2) resistiu após o tempo regulamentar e o prolongamento na meia-final contra a selecção sérvia, e a eliminatória só ficou decidida no desempate por grandes penalidades.

A equipa orientada por Emílio Peixe esteve desde cedo em desvantagem. Djurdjevic, logo aos seis minutos, adiantou a selecção sérvia, comandada pelo ex-FC Porto e ex-Benfica Drulovic. As ameaças portuguesas à baliza adversária esbarraram no guarda-redes Rajkovic, que se destacou ao travar os remates de Marcos Lopes (12’ e 19’) e Carlos Mané (44’).

Mas Portugal surgiu melhor no segundo tempo, e conseguiu mesmo dar a volta ao resultado. Aos 55’ Bernardo Silva combinou bem com Ricardo Horta e, já dentro da área, bateu Rajkovic.

A equipa de Emílio Peixe não abrandou o ritmo, e voltou a estar perto do golo aos 76’: primeiro Marcos Lopes viu o seu remate ser defendido por Rajkovic, e na recarga Alexandre Guedes acertou no poste. Mas só passaram dois minutos até a selecção nacional sub-19 chegar à vantagem. Alexandre Guedes respondeu bem, de cabeça, ao cruzamento de Rafa no lado esquerdo e estabeleceu o 2-1.

Só que a Sérvia não baixou os braços e ainda restabeleceu a igualdade: Gacinovic, lançado por Drulovic alguns minutos antes, recebeu a bola, tirou um defesa do caminho e bateu Bruno Varela.

O prolongamento não desfez o empate. Portugal teve boas oportunidades, mas não conseguiu marcar: Marcos Lopes surgiu em boa posição, mas o remate saiu mal, ao lado (104’) e Alexandre Guedes rematou de primeira, para boa defesa de Rajkovic (112’).

No desempate através de grandes penalidades a Sérvia revelou mais pontaria (3-2). Portugal até começou bem, com Edgar Ié e Ricardo Horta a converterem os respectivos penáltis, mas depois não voltou a acertar: Alexandre Guedes e João Teixeira viram Rajkovic defender os respectivos remates, e Rafa atirou para fora.

Portugal fica assim impedido de disputar uma segunda final do Europeu sub-19 desde que em 2001 o torneio passou a ser disputado no actual formato.

O outro finalista do Euro sub-19 será conhecido ainda nesta segunda-feira e sairá do embate entre Espanha (campeã em título) e França. A final do Europeu sub-19 disputa-se na quinta-feira.

Sugerir correcção
Comentar