Portugal é cabeça de série no sorteio para o Euro 2016

A selecção portuguesa integra o pote 1 e evita encontro com a campeã Espanha.

Foto
O Euro 2016 será disputado por 24 selecções Franck Fiffe/AFP

Portugal é um dos nove países cabeça de série no sorteio de qualificação para o Campeonato da Europa de futebol 2016, que se vai realizar no próximo dia 23 de Fevereiro, em Nice.

As 53 selecções vão estar divididas em seis potes com nove equipas, à excepção do último que conta com as oito piores do ranking, até que são distribuídas em nove grupos: oito com seis países e um apenas com cinco.

O pote 1, no qual se encontra Portugal, assim como a selecção espanhola, campeã europeia em título, é o primeiro a ser sorteado. Os cabeças de série ficarão então alinhados em grupos do A ao I, o que faz com que a selecção portuguesa evite equipas bem qualificadas, como a espanhola ou alemã.

A FIFA teve em conta o coeficiente com os resultados obtidos no Mundial 2010, na qualificação e na fase inicial do Euro 2012 e no apuramento para o Mundial 2014 do Brasil para dividir as selecções.

Para além disso, há uma restrição ao sorteio, que se prende com questões políticas, e que impede que o Azerbaijão defronte a Arménia. Já a Espanha não pode jogar com Gibraltar, que se vai estrear numa qualificação e disputar os jogos em “casa” no Estádio do Algarve, em Portugal.

A Inglaterra, a Alemanha, a Itália, a Espanha e a Holanda vão, obrigatoriamente, fazer parte de um grupo com seis equipas, por motivos de direitos televisivos. Desta forma, sobram tês grupos de seis equipas e um de cinco para a selecção portuguesa.

Só os dois primeiros qualificados de cada grupo ficam apurados para o Euro 2016, assim como o terceiro classificado com melhor registo frente ao primeiro, segundo, quarto e quinto do respectivo apuramento.

Os oito terceiros classificados vão aos “play-off”, em Novembro de 2015, depois da qualificação, que decorre entre Setembro de 2014 e Outubro e 2015. Aí se decidirá quem irá ocupar os restantes lugares. No total, serão 23 selecções, que se vão juntar à anfitriã da competição, França.

Composição dos potes do Campeonato da Europa, que vai ser disputado entre 10 de Junho e 10 de Julho de 2016

Pote 1: Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Rússia, Bósnia Herzegovina.

Pote 2: Ucrânia, Croácia, Suécia, Dinamarca, Suíça, Bélgica, República Checa, Hungria, República da Irlanda.

Pote 3: Sérvia, Turquia, Eslovénia, Israel, Noruega, Eslováquia, Roménia, Áustria, Polónia.

Pote 4: Montenegro, Arménia, Escócia, Finlândia, Letónia, País de Gales, Bulgária, Estónia, Bielorrússia.

Pote 5: Islândia, Irlanda do Norte, Albânia, Lituânia, Moldova, Macedónia, Azerbaijão, Geórgia, Chipre.

Pote 6: Luxemburgo, Cazaquistão, Liechtenstein, Ilhas Feroé, Malta, Andorra, San Marino, Gibraltar.

 

 

Sugerir correcção
Comentar