Portugal durou 40 minutos em Cluj

Selecção nacional perdeu por 39-14 na Roménia, na 1.ª jornada do Torneio Europeu das Nações.

Foto
DR

Durante toda a primeira parte ainda pairou no ar a possibilidade de surgir uma enorme surpresa na Cluj Arena, mas as ilusões de Portugal na primeira jornada da segunda volta do Torneio Europeu das Nações duraram 40 minutos. Na estreia do escocês Ian Smith no comando da selecção nacional de râguebi, a renovada equipa portuguesa chegou ao intervalo a ganhar (14-10), mas no segundo tempo a experiência e qualidade da Roménia fizeram a diferença e Portugal não evitou o desaire, por 39-14.

A derrota não surpreende e a diferença final no marcador aproximou-se da que se registou nos dois últimos anos entre as duas selecções (24 pontos, em 2014; 27, em 2015), mas o esperado desaire de Portugal na Roménia teve um sabor amargo. A iniciar um novo ciclo, que passa pela aposta na renovação da equipa a pensar no Mundial de 2023, mas também por limitações financeiras — a convocação dos jogadores que alinham nos campeonatos franceses implica custos acrescidos —, Portugal viajou para Cluj com um conjunto de jogadores pouco habituado a estas andanças. Com um XV composto exclusivamente por atletas que alinham na Divisão de Honra, no qual imperava a juventude — mais de metade dos titulares tinha menos de 24 anos —, era expectável que os “lobos” se tornassem presa fácil de uma Roménia com muitos quilómetros nas pernas (os 15 titulares somavam mais de 500 internacionalizações), mas durante os primeiros 40 minutos assistiu-se a um equilíbrio inesperado.

Apesar de a Roménia ter sido a primeira a chegar ao ensaio, Portugal entrou bem na partida. Para além de contar com uma defesa corajosa e competente, a equipa portuguesa nunca permitiu que os romenos ganhassem clara vantagem na luta entre os “packs” avançados, sendo de destacar a prestação da jovem primeira-linha portuguesa, composta por Bruno Medeiros, Duarte Diniz e Bruno Rocha, que se bateu sempre bem nas formações-ordenadas. E a audácia portuguesa seria premiada com um excelente ensaio marcado por Diniz, que concluiu uma boa iniciativa dos avançados portugueses.

Quatro minutos depois, Diogo Toorn interceptou uma bola ainda no meio-campo nacional e, após correr mais de 60 metros, fez o segundo toque de meta de Portugal. De forma surpreendente, aos 26 minutos, a selecção nacional ganhava na Roménia, por 14-7. Até ao intervalo, todas as investidas romenas foram bem travadas pela defesa portuguesa e o melhor que a equipa da casa conseguiu foi reduzir através de uma penalidade (14-10).

O cenário, no entanto, mudou por completo na segunda parte. Com argumentos bem superiores, a Roménia aumentou o ritmo, começou a criar brechas na defesa e levou Portugal ao tapete. No período de 22 minutos, a selecção de Leste marcou quatro ensaios, fixando o resultado final em 39-14.

Nos restantes jogos da prova, a Geórgia, que na próxima semana joga em Lisboa, despachou a Alemanha (59-7), enquanto a Rússia teve que sofrer para bater em casa a Espanha (22-20). 

Sugerir correcção
Comentar