A selecção portuguesa de andebol venceu neste domingo a Suíça por 27-25, solidificando o segundo lugar do Grupo 1 da fase de apuramento para o campeonato da Europa de 2014, em encontro da quarta jornada.
Com um triunfo que apenas foi desenhado nos últimos instantes, Portugal conseguiu manter o segundo lugar do grupo, logo a seguir à Espanha, actual campeã em título, ficando, assim, a um passo da qualificação. No entanto, a selecção lusa ainda vai ter de receber os vizinhos espanhóis e joga na Macedónia.
O ritmo do marcador foi mais favorável a Portugal na primeira parte, com os lusos a apenas se deixarem igualar à passagem do minuto 20 (9-9).
Ao intervalo, já a Suíça tinha conseguido o empate (14-14) passando, depois, a dominar o marcador até aos últimos 10 minutos, altura em que dois golos de Pedro Spínola, um deles de meia distância, fizeram vibrar um pavilhão de Santo Tirso repleto de espectadores que empurraram a equipa portuguesa para a vitória.
Pedro Spínola foi, aliás, com cinco golos, a par de Pedro Solha, o melhor marcador da equipa orientada por Rolando Freitas. Nota, também, para o guarda-redes português Hugo Figueira, que defendeu, nos minutos finais, vários remates suíços.
Do lado dos helvéticos, destaque para a grande capacidade de desmarcação e força de André Schmid, autor de oito tentos.
Sempre a perder, e desde os 41 minutos, a perder por quatro golos (18-22) - a maior vantagem alcançada ao longo do encontro pela Suíça -, Portugal apenas conseguiu começar a virar o marcador aos 53 minutos (24-24).
Coube a Wilson Davyes marcar o golo que começou a ditar a reviravolta (25-24, aos 56 minutos). A partir de então, apenas foi necessário gerir a vantagem até ao final.

Comentários