Portugal assume favoritismo contra o Benim

Selecção portuguesa na Taça Davis frente aos africanos é composta por Rui Machado, João Sousa, Pedro Sousa e André Gaspar Murta.

Foto
Portugal é favorito contra o Benim César Manso/AFP

O “capitão” Pedro Cordeiro confirmou nesta quarta-feira o favoritismo de Portugal na eliminatória da Taça Davis frente ao Benim, mas alertou para a necessidade de demonstrar em campo a alegada superioridade dos tenistas portugueses.

“Obviamente, na teoria, somos favoritos, mas temos de o demonstrar dentro do campo. Os meus jogadores vão ser o mais profissionais que possam ser, de modo a levar de vencida a selecção do Benim”, garantiu nesta quarta-feira o seleccionador português, na antevisão do confronto com a selecção africana.

Pedro Cordeiro recusou adiantar quem serão os jogadores escolhidos para os encontros de singulares, alegando que é regra sua transmiti-lo primeiro aos atletas.

Concentrados em voltar ao Grupo I da Zona Europa-África da Taça Davis no próximo ano, os portugueses querem começar por vencer o Benim, antes de pensarem nas duas eliminatórias seguintes.

“Estamos concentrados neste, que é o primeiro passo. Este grupo tem equipas bastante boas”, salientou Pedro Cordeiro, que quer manter a invencibilidade como capitão nos jogos em casa e continuar à frente dos destinos de Portugal enquanto acharem que tem capacidade para desempenhar a função.

Do lado dos tenistas, o número um português, João Sousa, anteviu dificuldades no embate com uma equipa que os lusos não conhecem bem. “Somos favoritos, não só pelo ranking, mas pela história que temos. Vai ser uma eliminatória não sei se difícil ou fácil, o certo é que vamos dar o nosso melhor para vencer dentro do campo”, assegurou.

Pedro Sousa, a jogar em casa no CIF, o clube de toda a sua vida, mostrou-se satisfeito pela convocatória e pela possibilidade de jogar pela primeira vez em Lisboa e pela segunda em Portugal.

Já o estreante André Gaspar Murta, com o cabelo rapado pela “praxe”, confessou que não estava à espera de ser convocado, mas que a “grande honra” só tem vantagens.

Com o capitão do Benim ainda em viagem, coube a Alexis Klegou reconhecer a superioridade portuguesa. “Portugal está noutro nível, tem jogadores noutro nível, preparados para jogar uma eliminatória à melhor de cinco partidas”, disse o tenista, que estuda nos Estados Unidos, referindo-se à estreia do Benim no Grupo 2, em que as eliminatórias são jogadas à melhor de cinco sets.

A eliminatória da Taça Davis que opõe a selecção de Portugal à congénere do Benim, no CIF, de sexta-feira a domingo, terá entrada gratuita. O inédito confronto entre a equipa portuguesa e a centro-africana, a primeira ronda do Grupo 2 da Zona Europa-África da Taça Davis, vai realizar-se no court coberto do CIF, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa.

A selecção de Portugal, que inicia a preparação nesta segunda-feira, é formada por João Sousa, Pedro Sousa, Rui Machado e o estreante André Gaspar Murta. Pedro Cordeiro é o capitão.     

Sugerir correcção
Comentar