Portista Fernando disposto a jogar por Portugal

Paulo Bento pode vir a ter a hipótese de, brevemente e se quiser, poder contar com o médio portista que, no início do ano, dizia querer jogar pelo Brasil.

Foto
Fernando está perto de conseguir a nacionalidade portuguesa Fernando Veludo/NFactos

"Assim que tenha o passaporte português, e penso que o terei dentro de pouco tempo, estou disponível para representar a selecção portuguesa se as pessoas da federação e o seleccionador Paulo Bento entenderem que posso ser útil", disse Fernando ao jornal O Jogo.

Naquela publicação, o médio portista explicou ainda as razões que o levaram a esta opção: "Estou a viver cá há sete anos, a minha filha nasceu em Portugal, e foi este país que me permitiu ser quem sou hoje."

Confrontado pelo jornal com declarações suas, no início do ano, em que confessava o "sonho" e a "vontade" de representar a selecção brasileira liderada por Luiz Felipe Scolari, Fernando justificou a sua mudança de opinião com o facto de, na altura, ainda não ter dupla nacionalidade. "Naquele momento, o meu objectivo passava por representar a selecção do Brasil, mas hoje as coisas mudaram."

Igor de Camargo (Bélgica), Marcos Pizzelli (Arménia), Renan Bressan (Bielorrússia), Eduardo da Silva (Croácia), Benny Feilhaber (EUA), Thiago Motta (Itália), Leandro de Almeida (Hungria), Giovani dos Santos (México), Francileudo Santos (Tunísia) ou Pepe (Portugal) são alguns dos inúmeros futebolistas brasileiros que, pelo mundo fora, representam outras selecções.

No caso da equipa portuguesa, Pepe é actualmente o único representante (depois de Deco e de Liedson também terem passado pela selecção, recentemente), mas poderá, no futuro, se Paulo Bento o entender, vir a ter companhia brasileira.

Já na quarta-feira António Araújo, em declarações à Antena 1, revelava a intenção do jogador que representa alinhar na selecção portuguesa: "O Fernando está grato ao nosso país por tudo o que lhe proporcionou e está disponível para jogar por Portugal. 

O processo de naturalização de Fernando está em curso. O pedido de nacionalidade portuguesa pode ser feito a partir do momento em que se resida em Portugal por um prazo superior a seis anos, o que é o caso do jogador portista.

Sugerir correcção
Comentar