Pontos divididos em Guimarães no início da 5.ª jornada

Paços de Ferreira marcou cedo no Estádio D. Afonso Henriques, Vitória reagiu na segunda parte a tempo de empatar.

Foto
O Vitória de Guimarães de Rui Vitória soma 11 pontos Reuters

Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira abriram a 5.ª jornada da Liga com o mesmo resultado que ambos registaram na anterior, um empate a um, mas em que qualquer das equipas teve possibilidades de vencer.

Os visitantes demoraram apenas dois minutos e quatro segundos a marcar no Estádio D. Afonso Henriques e esse golo madrugador de Bruno Moreira ajudou a lançá-los para uma primeira parte em que desperdiçaram oportunidades para aumentar a vantagem. O Vitória só conseguiu reagir na segunda parte, depois de ficar em superioridade numérica: já depois de o árbitro não ter assinalado uma grande penalidade a seu favor, empatou por intermédio do suplente Jonatan Álvez.

O ponto obtido permitiu à equipa de Rui Vitória, uma das cinco que ainda não perdeu no campeonato, isolar-se no comando da classificação, pelo menos de forma provisória, e à espera do que irão fazer Rio Ave, Benfica, FC Porto e Marítimo. O Paços de Ferreira está no meio da tabela, com cinco pontos.

Foto
DR

Muito pouco tempo depois de ser ter cumprido um minuto de silêncio em honra de Joaquim Jorge, um antigo defesa-central que foi um dos grandes nomes do passado do clube vimaranense, falecido há poucos dias, o Paços colocou-se em vantagem. Jaílson subiu pela direita, tirou um bom cruzamento rasteiro e Bruno Moreira apareceu rápido à entrada da pequena área a desviar de pé esquerdo para a baliza defendida por Douglas.

Em vantagem, os “castores” partiram para uma boa primeira parte, com saídas perigosas para o ataque, e em que só falhou na finalização. As outras duas grandes oportunidades de marcar até ao intervalo pertenceram-lhes: Urreta não conseguiu capitalizar um erro de Nii Plange (16’) e atirou um pouco ao lado, enquanto Cícero também não conseguiu melhor do que atirar para fora quando poderia ter feito o 0-2.

Rui Vitória tentou mudar a desinspiração da sua equipa e lançou David Caiado no início da segunda parte. Mas voltou a ser o conjunto de Paulo Fonseca o primeiro a estar mais próximo do golo, quando Cícero, bem isolado por Urreta, não conseguiu bater Defendi.

Pouco depois (56’), aconteceu a expulsão por acumulação de amarelos do lateral-esquerdo Hélder Lopes e esse lance ajudou o Vitória a finalmente tomar conta do jogo. Aos 60’, o central Rafael Amorim travou Bernard na grande área, mas Manuel Oliveira considerou simulação do ganês.

Cinco minutos depois, os locais chegaram à igualdade num bom remate do uruguaio Álvez, jogador que esteve perto do 2-1 mais tarde, numa jogada em que também Caiado poderia ter marcado.

Sugerir correcção
Comentar