Pole position para Nico Rosberg na Alemanha

O alemão superou o seu companheiro de equipa, o britânico Lewis Hamilton.

Foto
Velocidade sem rival Ralph Orlowski/Reuters

As perspectivas não eram as melhores, mas Nico Rosberg conseguiu dar a volta a uma conjuntura negativa e arrebatar a pole position para o Grande Prémio da Alemanha (13h, Eurosport 2Xtra). O piloto da Mercedes debateu-se com um problema eléctrico no seu carro e só conseguiu fazer uma volta em pleno na derradeira manga da qualificação — mas não precisou de mais para superar o companheiro de equipa Lewis Hamilton por escassos 0,107s.

PÚBLICO -
Aumentar

A qualificação estava a reflectir a hegemonia da Mercedes sobre as construtoras rivais, mas na Q3 Rosberg começou a sentir dificuldades logo na primeira volta. “Subitamente [o carro] perdeu aceleração”, explicaria mais tarde o alemão, que se viu obrigado a recolher à box. Os mecânicos trabalharam em contra-relógio e Rosberg pôde regressar à pista a poucos minutos do fim da qualificação, numa última tentativa de destronar Lewis Hamilton da liderança da tabela de tempos. E conseguiu-o: “É um sentimento fantástico. Foi uma grande volta, talvez a melhor da minha carreira, dadas as circunstâncias”, congratulou-se Rosberg, que partirá da pole position pela 27.ª vez na carreira. “É especial obter esta pole position também porque passam 30 anos sobre a última pole do meu pai, precisamente neste circuito. Trocámos mensagens, ele felicita-me sempre que faço bem o meu trabalho, mas não costumamos falar de estatísticas. As dele são melhores do que as minhas, porque foi campeão do mundo”, acrescentou.

Lewis Hamilton, líder do Mundial de pilotos, teve de contentar-se com a segunda posição na grelha de partida apesar de na derradeira tentativa ter chegado a rodar abaixo do tempo estabelecido por Rosberg. “Para já, está a ser um bom fim-de-semana. Não tive quaisquer problemas. Hoje [ontem] consegui o ritmo certo, mas não consegui segurar a pole position na última volta. Cheguei a ter dois décimos de avanço mas não fui capaz de concluir o trabalho, por isso estou um pouco desapontado. O facto de estarmos na Alemanha, perante os patrões da Mercedes, não muda nada na minha atitude. Estou aqui para ganhar a corrida. Já consegui cinco vitórias esta época e espero que amanhã [domingo] consigamos a ‘dobradinha’, seria um bom dia para a Mercedes”, afirmou o piloto britânico.

A segunda linha da grelha de partida será composta pelos dois Red Bull, com Daniel Ricciardo a ser o terceiro mais rápido na qualificação, seguido por Max Verstappen. Os dois pilotos da Ferrari, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel, ocupam a terceira linha da grelha.

Sugerir correcção
Comentar