Play-off para o Euro 2016 terá cabeças de série

Sorteio da fase final da competição vai decorrer a 12 de Dezembro, em Paris.

Foto
O calendário do Euro 2016 já está totalmente definido JEAN-PAUL PELISSIER/Reuters

As oito seleções que irão ao play-of’ de qualificação para o Euro 2016 de futebol serão divididas em dois grupos, um de cabeças de série e outro não, no sorteio a realizar a 18 de Outubro.

Na fase final do campeonato da Europa, a disputar em 2016, entram directamente o anfitrião, a França, os vencedores dos nove grupos de qualificação, os nove segundo classificados e o melhor terceiro, num total de 20 equipas.

Ficam a restar mais quatro vagas, a saírem dos jogos do play-off entre os oito terceiros lugares, para cujo sorteio existirá a novidade de um dos potes ser de cabeças de série, de acordo com o ranking da UEFA.

No play-off a primeira selecção de cada um dos jogos a ser sorteada jogará em casa, com os embates agendados para 12, 13 e 14 de Novembro (primeira mão) e 15, 16, e 17 de Novembro (segunda mão).

O sorteio da fase final decorrerá em Paris a 12 de Dezembro, data em que já são conhecidos todos os finalistas, com a França a ficar fora dos quatro potes, com o primeiro a ter cinco equipas, uma das quais a campeã em título, a Espanha.

Os potes dois, três e quatro terão cada um seis selecções, num sorteio que configurará seis grupos (de A até F).

Os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros, num total de 16 equipas, passam aos oitavos-de-final do Euro 2016.

Na fase de qualificação, que se encontra ainda a decorrer, Portugal lidera o grupo I, com 12 pontos, à frente de Dinamarca, com dez, e de Albânia, com sete e menos um jogo disputado.

No seu próximo compromisso a selecção comandada por Fernando Santos visita a Albânia [a única que lhe tirou pontos e venceu por 1-0], a 7 de Setembro, seguindo-se uma recepção à Dinamarca, a 8 de Outubro, e uma deslocação à Sérvia, a 11, em jogo que fecha o apuramento.

Sugerir correcção
Comentar