Platini pede ao "querido amigo" Blatter que acabe com fundos de jogadores

Decisão de Platini em avançar para a candidatura à FIFA será revelada apenas depois do Mundial, mas o presidente da UEFA mostra-se confiante em derrotar Blatter.

Foto
Platini criticou, em Astana, a impassividade da FIFA em relação aos fundos de jogadores Stanislav Filippov/AFP

O presidente da UEFA, Michel Platini, atacou nesta quinta-feira a liderança da FIFA, nomeadamente o seu presidente, Sepp Blatter, por não fazer nada quanto aos futebolistas cujos direitos económicos são detidos por empresas ou fundos. Para o presidente da UEFA, há apenas uma pessoa que pode vencer Blatter e ser eleito para liderar a FIFA: o próprio Platini.

Platini falava na abertura do Congresso da UEFA em Astana, Cazaquistão, perante uma audiência na qual se incluía o presidente da FIFA, Sepp Blatter.

O líder da UEFA, que ainda está a decidir quanto a uma eventual candidatura à presidência da FIFA, disse que os acordos que permitem a "terceiras entidades" deterem direitos económicos sobre os futebolistas (à margem dos próprios e dos clubes de futebol que os empregam) são "um perigo" para o futebol.

Assim, apelou à FIFA para que imponha uma proibição global a esta prática e elogiou a federação de futebol inglesa por ter sido a primeira a agir contra esta forma de negociar os passes dos jogadores, através da qual fundos e empresas detêm os direitos de muitos jogadores de topo no mundo.

Perante Blatter, sentado na plateia, Platini disse: "Se a FIFA não agir, nós vamos lidar com este problema nas nossas próprias competições na Europa. [...] O comité executivo da UEFA já adoptou uma posição de princípio sobre esta matéria e vamos levá-la até ao fim".

Platini lançou então um desafio directo a Blatter, a quem chamou "querido amigo". "Quero aproveitar a sua presença aqui hoje para lhe fazer um pedido solene: por favor, tenha a coragem política para lidar com este problema de uma vez por todas [...]. Há momentos em que é preciso parar de se esconder por detrás de comités, subcomités, estudos de peritos e relatórios académicos", disse Platini.

Por seu lado, no seu discurso, Blatter – que também chamou "querido amigo" a Platini – disse que a UEFA e a FIFA deveriam trabalhar juntas nesta questão.

A FIFA encomendou dois estudos sobre este "tópico complexo", disse Blatter.

À margem do congresso, Platini abordou a sua possível candidatura à liderança da FIFA, afirmando que só irá dar uma resposta após o Mundial do Brasil. "Vai haver uma série de reuniões com os responsáveis pelas federações europeias, pode ser que 99% digam 'preferimos que continues na UEFA', isso pode vir a ser um elemento de reflexão", disse Platini, citado pela AFP.

À pergunda de um jornalista que citou o único candidato conhecido ao cargo, Jerôme Champagne, que disse que se Blatter se recandidatar ninguém o poderá bater, Platini respondeu que "há apenas uma pessoa que pode derrotar Blatter", referindo-se a ele próprio.

Sugerir correcção
Comentar