Platini insiste que Ribéry devia ter ganho Bola de Ouro

O presidente da UEFA acredita que o internacional francês vai melhorar até ganhar o prémio.

Foto
Platini continua a preferir Ribéry a Cristiano Ronaldo Nikolay Doychinov/AFP

Michel Platini, presidente da UEFA, insistiu, nesta sexta-feira, depois da reunião do Comité Executivo da UEFA, em Nyon, que Franck Ribéry merecia ter levado a Bola de Ouro deste ano para casa. O troféu acabaria por ser ganho por Cristiano Ronaldo, um jogador que é “formidável” aos olhos do dirigente.

Para Platini o futebolista francês devia ter ganho o prémio, por ter vencido as cinco competições (Liga alemã, Taça da Alemanha, Supertaça europeia, Liga dos Campeões e Mundial de clubes). O gaulês disse ainda que o avançado do Bayern Munique, que ocupou o terceiro lugar na votação, “vai melhorar” daqui para a frente, porque um dia “vai querer” ter uma Bola de Ouro: “Penso que não faz parte da mentalidade de Franck Ribéry baixar os braços.”

“Segui a Bola de Ouro durante 50 anos, atribuída a grandes como o Eusébio, o Di Stefano, o Beckenbauer, o Cruyff… E percebi que jogadores como Paulo Rossi, que ganhou em 1982 [título mundial da Itália], a venceram pela época que fizeram”, reforçou Platini.

O prémio, que foi concedido pela segunda vez ao futebolista português, é, desde 2010, atribuído pela France Football juntamente com a FIFA, através da votação de jornalistas, capitães de selecções e seleccionadores. No entanto, o presidente sublinhou que a France Football “deixou bem específico que se fossem apenas os jornalistas a votar, o prémio teria sido para Ribéry”, que em Agosto de 2013 foi eleito, pela UEFA, melhor jogador da época.

Sugerir correcção
Comentar