Platini defende Mundial de futebol com 40 selecções

A proposta deverá ser anunciada no próximo dia 27, altura do sorteio da Champions.

Foto
Platini criticou, em Astana, a impassividade da FIFA em relação aos fundos de jogadores Stanislav Filippov/AFP

Michel Platini tem bem delineado o plano para assumir a presidência da FIFA. O ainda líder da UEFA pretende, entre outras medidas, alargar o número de selecções que participam na fase final do Mundial de futebol.

O francês quer que estejam 40 selecções presentes na fase final da prova, em detrimento das 32 que actualmente carimbam o passaporte para o Mundial.

O anúncio desta proposta será feito no próximo dia 27, altura em que é sorteada a fase de grupos da Liga dos Campeões, revela o diário espanhol AS.

O candidato à liderança do organismo que rege o futebol mundial terá na “manga” outras propostas: o cartão branco, que deixa de fora durante dez minutos os jogadores que não respeitarem os árbitros e os adversários; a realização de mais duas substituições em jogos que tenham ido para o prolongamento e a proibição de qualquer transferência que envolva jogadores menores de 18 anos.

As eleições na FIFA estão agendadas para 26 de Fevereiro do próximo ano e, além de Platini, o sul-coreano Chung Mong-Joo também já anunciou que vai concorrer à presidência do organismo, surgindo o príncipe jordano Ali bin Al Hussein e o brasileiro Zico também como potenciais candidatos.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários