Pistorius critica brasileiro depois de perder final paralímpica

Pistorius (à esquerda) cumprimenta o vencedor, Alan Oliveira Foto: Eddie Keogh/Reuters

O sul-africano Oscar Pistorius, 25 anos, é um campeão de simpatias. Mas uma derrota inesperada nos Jogos Paralímpicos, no domingo, levou-o aos arames. Depois de perder para um brasileiro, Pistorius explodiu em críticas. Resultado: perdeu as simpatias e sentiu-se obrigado a pedir desculpa.

Muita gente, em todo o mundo, nutre um sentimento especial pelo atleta que, no início de Agosto, fez história em Londres quando se tornou no primeiro duplo amputado a competir e a passar uma eliminatória em Jogos Olímpicos. Porém, mesmo os ídolos têm dias maus e o último de Pistorius foi domingo, dia em que perdeu a final dos 200 metros para o brasileiro Alan Oliveira.

Campeão de 2008 nesta mesma prova, Pistorius não foi de modas e, no fim da corrida – que parecia ganha, depois de o sul-africano ter estado na frente da com uma vantagem de dez metros sobre a concorrência –, vociferou contra as próteses alegadamente irregulares usadas pelo novo campeão olímpico.

Segundo o sul-africano, as próteses de Oliveira são longas de mais, o que lhe conferia uma vantagem em relação aos outros concorrentes, por lhe garantir uma passada maior. Oliveira ganhou a prova em 21,45 segundos, com uma vantagem de sete centésimos de segundo sobre Pistorius, que se teve de contentar com uma medalha de prata.

"Sem pôr em causa a valia do Alan, que é um grande atleta, mas não estamos a correr uma corrida justa. Alguns dos corredores ficam muito altos, é impossível competir com a passada deles. O Comité Paralímpico Internacional tem regulamentos, mas estes permitem que os atletas fiquem incrivelmente altos. Tentámos lidar com este assunto nas semanas anteriores mas fizeram ouvidos de mercador", acusou Pistorius, considerando que aqueles que beneficiavam deste beneplácito estavam a atingir marcas "ridículas". "O Alan é um grande atleta, mas eu corri cerca de dez metros por segundo por isso não consigo perceber como é que alguém consegue recuperar oito metros de atraso após 100 metros de corrida. É ridículo", atirou o campeão de há quatro anos, que mesmo assim conserva o melhor registo mundial (21,30 segundos), fixado no sábado.

Alan Oliveira não deixou o vice-campeão sem resposta. "Está tudo bem com as minhas próteses. Passei por todos os procedimentos com os juízes", defendeu-se o novo campeão. "Quando entrei na pista estava tudo certo e o Oscar sabe disso. Uso estas próteses há um mês, respeitando as regras. Estou muito feliz. Já fiz história nos Paralímpicos."

Pistorius defende em Londres os títulos paralímpicos de 100m, 200m e 400m, conquistados em Pequim, em 2008. Em Agosto chegou às meias-finais dos 400m nos Jogos Olímpicos.

Confrontado com as reacções de desagrado geradas pelas acusações que fez logo no final da corrida da final de 200m, Pistorius retractou-se. "Quero pedir desculpa pelo timing dos meus comentários, mas acredito mesmo que isto é um problema. Reconheço que levantar este problema logo no final da corrida foi uma decisão errada. Era o momento do Alan e quero que fique registado todo o respeito que tenho por ele."

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues