Pinto da Costa: “Nem sequer umas felicitações recebemos do presidente da câmara”

Líder do FC Porto tomou posse para o 13.º mandato consecutivo.

Foto
Presidente do FC Porto quer relação diferente com a câmara municipal Paulo Pimenta

O 13.º mandato consecutivo de Pinto da Costa na presidência do FC Porto começou nesta segunda-feira, e o dirigente teve palavras duras para Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto. “É incompreensível [a equipa não ser recebida na câmara municipal]”, disse o líder dos “dragões” em declarações ao “Porto Canal”, quando questionado sobre a mudança que a autarquia conhecerá nas próximas eleições. “O Belenenses venceu a II Liga e foi recebido na Câmara de Lisboa, o Paços de Ferreira vai à Europa e foi recebido nos paços do concelho, o Estoril foi recebido por ir à Europa, neste momento o Guimarães está a ser recebido. Tudo isto acontece de Norte a Sul, em toda a Europa, excepto na cidade do Porto, onde tristemente nem sequer umas felicitações recebemos por parte do presidente da câmara e da sua vereação”, acrescentou.

“Fico triste, não por mim, que não tenho nada a ver com política nem sequer conheço o actual e futuro ex-presidente, mas estou convencido que na próxima vez que formos campeões vamos ser recebidos na câmara, seja qual for o candidato que vencer”, sublinhou Pinto da Costa, que prometeu não se envolver nas eleições: “Como cidadão irei votar em quem entender que será melhor para a cidade do Porto, mas como presidente do FC Porto tenho de respeitar a opinião de todos os associados e adeptos. Há muitos milhares que são dos diversos partidos concorrentes. Durante a campanha não me irei envolver em nada, não darei opiniões sobre nenhum candidato, não mostrarei simpatia por qualquer concorrente. Estarei fora de qualquer organização. Não receberei ninguém, para não ser aproveitado como preferência.”

Quanto ao mandato que iniciou, Pinto da Costa disse que a motivação é “a mesma desde o primeiro dia”. “Prometi em 1982 que faria tudo para poder pôr o FC Porto cada vez melhor. Neste momento que inicio o 13.º mandato agradeço a todos os que me apoiaram, aos dirigentes que estiveram comigo e recordo os que já não estão neste meio”, disse o presidente dos “dragões”.

“Quanto mais vencemos maior é a responsabilidade. Posso garantir que estarei sempre disponível para o FC Porto, defendê-lo-ei intransigentemente para tornar a vida mais feliz aos nossos adeptos”, acrescentou Pinto da Costa, que estabeleceu como objectivos “manter o nível competitivo das equipas em todas as modalidades e procurar vencer no ritmo que tem acontecido”. “Tenho um objectivo específico que é a inauguração do museu que vamos procurar realizar no dia 28 de Setembro, dia do nosso 120.º aniversário, e que as festas comemorativas de tal sejam ao nível e condignas com a grandeza do FC Porto”, explicou.

No plano futebolístico, Pinto da Costa confessou que ficou contente com o triunfo do Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. “Não vou dizer que vi com indiferença. Não sou hipócrita. Vi pelo lado do Guimarães com o mesmo interesse que vi a final da Liga Europa pelo lado do Benfica. Na Europa gostava que tivesse sido o Benfica a vencer, por ser uma equipa portuguesa. No estádio de Oeiras torci para que vencesse o Guimarães. Venceu com toda a justiça, dou os meus parabéns”, admitiu. “É uma conquista notável no meio de tantas dificuldades que o clube tem tido. Foi muito agradável ver que o golo da vitória foi alcançado por um jogador que já é do FC Porto”, concluiu o dirigente.

Pinto da Costa tomou posse no 13.º mandato consecutivo na presidência do FC Porto, para o qual foi eleito no sábado com 99,13% dos votos.

Sugerir correcção
Comentar